Hoje em Brasília, o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, disse que ainda não há decisão sobre suspensão do leilão que concederia à iniciativa privada, a operação de sete rodovias federais, entre elas o trecho de 320,1 quilômetros da BR-101, entre a Ponte Rio-Niterói e à divisa com o estado do Espírito Santo.
A licitação que já foi liberada pelo Tribunal de Contas da União (TCU) está tendo os procedimentos do leilão reavaliados, pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e pelo próprio Ministério dos Transportes. O diretor geral da ANTT José Alexandre Resende e o ministro Paulo S. Passos se reuniram hoje para tratar do assunto e não deram outras informações.
Particularmente compreendo que tal decisão abre brechas, para uma intervenção dos prefeitos da região, junto com o governador Sérgio Cabral, no sentido de garantir melhorias na rodovia, incluindo aí, a nova ponte do contorno, antes que tal obra seja feita às custas dos pedágios que serão cobrados com a concessão. Quem sabe até retomar a idéia, do estado assumir a responsabilidade pela rodovia em troca do financiamento pela União de parte da sua ampliação, junto com os municípios, mais aquinhoados com os recursos dos royalties. Será preciso agilidade e habilidade no trato da questão. Momento mais oportuno, com o acidente da ponte General Dutra é impossível?
65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
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