Pode ser que por linha transversa seja colocada em prática, neste momento de sufoco e emergência, a ligação por via férrea entre Guarus e Campos usando a ponte de trem. Este blog já tocou neste assunto, ao levantar esta hipótese como alternativa na ponte ainda inacabada, mas poderia ser uma alternativa para transportar a massa de gente que mora em Guarus e trabalha em Campos. A solução pode ser melhor que a hipótese hidroviária com o uso de embarcações com o rio tão cheio e com a grande vazão que normalmente tem neste período do ano.
O transporte dos moradores de Guarus poderia usar uma estação improvisada, próximo a passarela sobre a BR-101 na conhecida padaria Nogueira ou no espaço do 56°BI do exército, onde o Cefet está construindo a Uned de Guarus que acompanha a linha férrea. A outra, do lado do centro poderia ser nos barracões da RFFSA. Destes pontos sairiam linhas de ônibus distribuindo os passageiros para os diversos bairros nos dois lados da cidade. A dificuldade seria a administração do uso compartilhado entre tráfego de passageiros e de cargas que hoje é administrado pela FCA (Ferrovia Centro Atlântica). Além disso, haveria necessidade de ser providenciado vagões para transporte de passageiros.
Veja abaixo na imagem do Google Earth o que está acima proposto. Para ver a imagem em melhor resolução clique sobre a imagem.
65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
2 comentários:
Realmente é o dever de casa das autoridades para este final de semana. como transportar a massa de trabalhadores de Guarus o Centro? Gostei da alternativa apresentada por este Blog, necessitando boa vontade na negociação. Não podemos esperar o caos de ver mao de obra sendo substituida, criticas etc para então tomar as atitudes.
Albert Fiuza
É com tristeza que acompanhamos pelos veículos de comunicação a realidade de nossa região (em especial nossa cidade). Atualmente moro em Itaguaí-RJ em virtude do lento (quase irrisório)crescimento industrial da mesma...
Pela iniciativa do transporte pela linha férrea, parabéns a quem de direito pela inovação.
Roberto, o espaço está muito bom.
Saudações do seu ex-aluno.
Postar um comentário