O professor e parceiro deste blog, Isaac Esquef questiona a falta de estudo de impacto de vizinhança para a construção da nova ponte sobre o Rio Paraíba do Sul. Por problema idêntico, a ponte do governo estadual foi questionada pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo de nossa cidade e por quase nove meses, a obra esteve embargada judicialmente. Para ser coerente, a nova ponte deve merecer questionamento similar. Veja a opinião de um morador da rua, o professor Isaac Esquef:
“Não pretendo com este texto colocar minhas opiniões e anseios pessoais acima das reais necessidades de nossa cidade, entretanto, afirmo que agora, sou um misto de perplexidade e alegria, pois soube através do site oficial da prefeitura de Campos, que a nova ponte, a "ponte da prefeitura" será construída, e quem diria: será construída na minha rua, a rua General Estilac Leal. Você poderá verificar a notícia no link: http://www.campos.rj.gov.br/noticia.php?id=9664
A minha perplexidade, vem do fato de que agora, a tranqüilidade será substituída pelo caos, causado pelas obras da mesma, sem falar que após a conclusão da mesma, está sendo cogitado que o trânsito pesado será uma constante em nossa rua. O pior de tudo éque, meu Deus, NINGUÉM, NENHUM MORADOR da rua foi consultado sobre a construção da mesma, o que a meu visto deveria ser feito, pois para todos os moradores,trata-se agora, de uma eminente modificação dos hábitos e da renovação de nossa "tranqüilidade" em prol do "desenvolvimento do nosso município", que na minha opinião, ganha um certo tom de "rixa" e "agora eles vão ver só", por parte do antigo governo estadual e da atual administração municipal. Está até parecendo a Holanda na Segunda Guerra Mundial, diante da operação "Market Garden", onde os aliados dispersos emterritório holandês lutavam ferozmente com os Alemães pelo controle das pontes.”
65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
respeito a opiniao do leitor a cima , + tem pontos positivos !!
o nosso bairro( santa helena) esta cercado de favelas " comunidades" dentre elas uma mais recente formada a alguns meses(onde gera trafico e assaltos em qualquer hora do dia) e com a construção desta nova ponte vai desapropriar muitas casas invadidas gerando assim uma vida mais digna para todos os moradores das comunidades , sendo assim mais seguranca !!
a boatos de se construir um viadulto no bairro ( obra ja liberada )sendo assim desapropriar a recente favela construida no bairro e gerar mais seguranca para populacao
O leitor anônimo,
O debate é salutar com os dois pontos de vista. A obra pode ser necessária e interessante, mas o Estatuto da Cidade obriga que seja feito o Estudo de Impacto de Vizinhança.
A desapropriação de favelas, nem sempre é a melhor alternativa para a moradia das comunidades de baixa renda.
Agradeço pelo comentário,
Abs,
Postar um comentário