![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEguy2kCHMQono5D2wkdETR7slykhYw7Ge6F-CUdeb3Wt6oTsUowXLmAksUWkuduk57Knpfc3B03nd4eRohD9XOw9TmuCuNDtiGQ0ROpCto5PxiJgxhNzdDnv4JpOd8-5oZzABc/s200/Foto_01.jpg)
A busca de culpados ou a responsabilização civil com pagamento de indenizações e a responsabilização criminal cabe à polícia com inquéritos, indiciamento e, por último à justiça que determinará as responsabilidades e as penas que cabem ser cumpridas pelas partes envolvidas. Para a engenharia de segurança do trabalho, interessa conhecer a árvores de falhas que, de alguma forma contribuiu para a ocorrência do acidente. Considerar fatalidade a ocorrência, não ajuda nos planejamentos futuros dos processos de trabalho, especialmente na construção civil, setor já tradicionalmente com forte incidência de incidentes e acidentes que geram lesões corporais e/ou prejuízos materiais.
Foto de Isaac Esquef.
2 comentários:
Prof. Roberto Moraes, saudações...
É como "os mais antigos" dizem: "A pressa é a inimiga da perfeição." E o pior de tudo, é que para os mortos e suas famílias, jamais haverá uma explicação capaz de consolar a falta dos entes queridos que se foram. Simplesmente, lamentável, mas acima de tudo: APURÁVEL.
Abraços do SKF.
Olá Skf,
A Segurança do Trabalho é basicamente uma questão de planejamento e gestão, algo que parece precário, nestas bandas, não somente, na área pública.
Sds,
Postar um comentário