Enquanto a PMCG exagera e diz que temos 100 mil turistas no final de semana no Farol, veja (aqui) para o Guia 4 Rodas, até onde vai o litoral Norte Fluminense.
É por isso que Quissamã quer se livrar da região e se juntar a este bloco. Quissamã já reconheceu a importância de articular um projeto regional. Dispensou a ligação com o Norte Fluminense e partiu para a região que hoje é chamada de Costa do Sol. Junto com os municípios de Macaé, Rio das Ostras e Casimiro de Abreu, Quissamã tem articulado um amplo programa turístico, em que cada município supre as deficiências que o outro tem, ao mesmo tempo que procura valorizar, o atrativo diferente que seduza o turista, para um roteiro interessante e mais demorado.
Para isso, os municípios já realizaram workshops, em que a região mostrou os atrativos da Costa do Sol para os chamados trades turísticos articulados pelas agências de viagens do Rio de Janeiro. Nesta linha, Quissamã está também montando um roteiro turístico baseado nos patrimônios históricos que envolvem as sedes das fazendas, entre elas, a da especial Fazenda Machadinha. Nela, descendentes dos escravos organizados em comunidades chamadas de quilombola, mantêm a memória da cultura africana. Imagina-se que desta forma, se poderá chegar a roteiros de dois dias para um final de semana, de cinco ou até dez dias de duração. Enquanto isso parecemos caranguejos...
65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Boa noite Roberto!!
Estou a procura de alguns lugares interessantes para passeio por perto de nossa cidade.
Na mente só tenho rio preto, raposo, sana e a região dos lagos!
Sabe dizer mais alguns lugares legais por perto? Ou algum blog que trate do assunto de turismo no interior do RJ?
Um abraço!!
Fala Valério,
São poucas opções mesmo. Em Morro do Coco tinha um hotel mas foi vendido para PMCG.
Aí só subindo a serra, que eu não sei como ficou depois das chuvas, ou em direção ao ES. Há boas pousadas logo depois de Cachoeiro, mas já é mais longe um pouco.
Não sei de guias específicos só vendo cidade por cidade.
Abs.
Postar um comentário