65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
sábado, março 31, 2007
Exageros & credibilidade
Tanto no ar quanto no celul-ar!
A história dos nossos Campos - para lembrar e esquecer
sexta-feira, março 30, 2007
quinta-feira, março 29, 2007
Mais um caso que não ajuda
Almir Junior vence eleição para reitor da Uenf
Como este blog disse por considerar os votos brancos como válidos, a soma dos dois não chega a 100% como é comum nas eleições de segundo turno. O resultado entre os estudantes foi de 636 a 507 , 274 a 132 entre os técnicos-administrativos e 131 a 119 entre os docentes. Houve 14 votos em branco e 49 votos nulos. Sucesso e bom trabalho é o desejo da comunidade ao novo reitor!
Mais um blog
quarta-feira, março 28, 2007
Olha o GOYTA aí gente!
A torcida continua ansiosa com a indefinição com relação à participação do clube na primeira divisão no ano que vem e sobre o risco da não participação na disputa da segunda divisão agora em 2006. A comunidade no orkut com mais de mil participantes foi detonada. Uma nova foi criada e já tem quase cem participantes. No meio disto tudo, uma galera mais ativa e participante está criando e recriando espaços na internet mostrando a força da torcida e do clube. Veja este clipe feita pelo David Azevedo, com flashes da disputa da Seletiva de 2006, que registra, desde o hino cantado pelo Apollo, até vídeos e fotos de diversos colaboradores, inclusive deste blog, que começa a fazer sucesso no YouTube. Parece que novas versões irão surgir. Dá-lhe Goyta!
Justiça brasileira está mandando mais que do que devia
Campos de outrora LXVIII
Parabéns Campos!
É impossível graçar cidadania e mobilização reformadora se não há um bem querer em relação, não só ao espaço ou território onde se vive, mas também sobre a cultura e a gente que aqui habita, vive, ri e chora. Os Parabéns obrigatoriamente tem que vir acompanhado do desejo, que hoje mais parece sonho, de que o nosso dia-a-adia pode ser melhor!
Uenf escolhe hoje seu novo reitor
terça-feira, março 27, 2007
≠ entre SJB e SFI: eleição e indicadores
SJB quando se "livrou" do sertão, onde ficaram aproximadamente 2/3 de área e da população do antigo município (vide quadro abaixo), logo depois, viu sua receita com os royalties, ser multiplicada por cinco. Desde então, o cargo do executivo municipal passou a ser, mais atraente explicando, em parte, a presença de tantos interessados na próxima disputa do ano que vem. Atualmente a lista já tem cinco postulantes com os dois principais grupos (Betinho e Carla) divididos.
Se mantido este número expressivo de candidatos e se ninguém estiver atrás só negociações, ao colocarem sua postulação, o próximo(a) líder da prefeitura são-joanense poderá ser escolhido(a) pela minoria dos cerca de 27 mil eleitores. Diz-se que há gente no páreo interessado apenas, em fazer caixa com o apoio que pretende obter para a disputa. Espera-se que com mais candidatos, pelo menos, o debate sobre a “governança e as políticas públicas” sejam mais qualificadas e profundas.
Enquanto isso em SFI, aparentemente, a disputa deverá, mais uma vez ter apenas dois lados, embora com a metade do orçamento da sua ex-sede, SFI deverá ter também uma eleição disputada, mas provavelmente com menos candidatos. Não há porque esperar, mesmo com a provável polarização, um debate menos qualificado que a da vizinha SJB. Se você quer conhecer algumas das diferenças entre estas cidades-irmã veja o quadro abaixo:
O que está restando da imprensa escrita
Inferno no trânsito
Abafou na roda
Radar escondido como camaleão
segunda-feira, março 26, 2007
Campos de outrora LXIII
42 vagas para professor substituto no Cefet
Novo Boletim do Observatório
Romeu informa ainda, que em breve o Observatório estará publicando um Boletim sobre o município de Macaé e complementa informando, que os boletins relativos à evolução do emprego formal nos municípios da região Norte Fluminense estão temporariamente suspensos, em função de processos de atualização de dados do Caged e da Rais pelo MTE.
Sobrou para o Americano, heim?
“Jornais impressos só para esta geração e em breve sairá apenas nos fins de semana”
Veja a entrevista na íntegra aqui.
O gasoduto Campos-Vitória
domingo, março 25, 2007
Dançando na plataforma
Para descontrair o domingo. Este vídeo tem origem desconhecida. Alguns dizem tratar-se da plataforma P-24 que funcionou no Campo de Marlim na Bacia de Campos. Outros porém, afirmam tratar-se de plataforma não operada em áreas da Petrobrás.
Posses, danos e soluções
Áreas inundadas e a lagoa Feia
Com estas imagens, o blog convida você a visitar e conhecer a sua cidade, com seus problemas e suas potencialidades. A região precisa de um melhor trato. Talvez coubesse a implantação de um plano de manejo que pudesse, tanto controlar o acesso na subida, quanto orientar os visitantes sobre o percurso, as trilhas e a recomendação, com entrega de sacos de lixo, para o visitante ajudar na conservação deste nosso belo cartão-postal. A quantidade de lixo às margens da via de acesso ao topo do morro é significativa. Impressiona a este blogueiro, que toda vez que indaga aos alunos de suas turmas, quantos conhecem aquele belo espaço, raramente indetifica um número superior a 10%.
Resquícios de mata nativa
sábado, março 24, 2007
Morro do Itaóca em Campos dos Goytacazes
Vista de Campos a partir do morro do Itaóca onde se está, a aproximadamente 400 metros de altura e com uma vista privilegiada da planície Goytacá.
Sua segunda vida
Por último, uma nova matéria que é o tema da capa da revista Época desta semana que acabei comprando. Infelizmente a matéria ainda não está disponível na internet para acessos para não assinantes. A partir dela, misturei o sentimento de perplexidade com o de indagação e até receio. A idéia que está por detrás disso tudo pode misturar crenças, ideologias, desejos, poder, prestígio, etc. Acompanhem o assunto.