Outro registro a ser feito do Boletim de Nº 16 do Observatório Socioeconômico da região Norte Fluminense, que avalia a situação do emprego no NF é a que mostra, a evolução dos empregos no município de Campos dos Goytacazes, entre 2000 e 2004, por setores de atividades econômicas.
Na tabela vê-se que o comércio varejista é mais uma vez, o setor que mais ampliou o número de empregos, em números absolutos com um crescimento de 3.378 empregos, quando passou a totalizar 14.614 empregos no município. Em números relativos o maior destaque foi o setor de agricultura e criação de animais que cresceu 66%, saindo de 3.418 empregos em 2000 para 5.683 empregos em 2004, tornando-se o segundo maior empregador do município, posição que em 2000 era ocupada, pelo setor de serviços médicos, odontológicos e veterinários.
A explicação para o fato se deve a pressão da fiscalização dos auditores do Ministério do Trabalho e do Ministério Público do Trabalho que geraram punições e multas a diversos produtores. Estes passaram então, a ter interesse na legalização dos contratos de trabalho dos seus prestadores de serviços. Veja o quadro completo na tabela abaixo:
PS.: Se desejar ver a tabela em tamanho maior clique sobre ela.
Nenhum comentário:
Postar um comentário