"Você pode não saber, mas já há apartamentos de luxo em Campos sendo comercializados a valores próximos de R$ 1 milhão. Isto mesmo R$ 1 milhão. Da onde advém esta riqueza? Quem seriam seus proprietários? No passado as grandes posses estavam nas mãos da igreja. Depois passaram a grandes proprietários rurais e usineiros que também faziam parte da primeira categoria."
"Depois de um tempo, alguns comerciantes viraram os homens do dinheiro na planície e há pouco mais de uma década, o quadro se modificou. Os adquirentes destes imóveis verdadeiramente milionários têm sido, os políticos, médicos e empreiteiros. Não necessariamente nesta ordem e sem precisar fazer parte apenas de uma das categorias. Alguns são polivalentes nestas carreiras."
Com estes dois parágrafos eu dei início ao artigo que foi publicado na sexta-feira na Folha da Manhã. Acabei de postá-lo na seção ao lado "Meus últimos artigos". Se desejar ler o artigo na íntegra clique aqui.
65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
Nenhum comentário:
Postar um comentário