Embora seja pequena a hipótese, há possibilidade, de mesmo estando no segundo turno, nenhum dos dois candidatos conseguir atingir, o quorum de 50% dos votos válidos, para se eleger como o novo reitor da Uenf. Quer saber por quê?
Porque nas regras eleitorais aprovadas ficou decidido, que o voto em branco seria considerado como válido. Sendo assim, dependendo do número de votos dos dois professores finalistas, Almy Junior e Sérgio Cardoso, pode ocorrer o caso, se eles tiverem votações muito próximas e houver um significativo número de votos brancos, o vencedor, não alcançar um percentual superior a 50%. Lembramos que nas eleições dos três níveis do poder executivo, consideram-se como votos válidos, apenas aqueles dados aos candidatos excetuando, as abstenções, os votos em branco e os nulos.
Esta informação foi passada ao blog por um servidor da Uenf. O clima aparentemente de camaradagem entre as chapas refletiu, de certa forma a pouca mobilização em torno desta escolha. Veja aqui a última entrevista dada este blog pelos dois concorrentes.
65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
Nenhum comentário:
Postar um comentário