Você sabe que esta questão do aquecimento global e das emissões de CO2 pode ajudar nossa região na questão dos royalties? É difícil de entender? Explico: sei que com o petróleo estaremos produzindo mais queimas de combustível fóssil e ajudando no aumento das emissões de carbono.
Porém, argumento que o aprendizado de ter que pensar no futuro, de forma abstrata, num exercício do que poderá acontecer com o aumento da temperatura média do planeta, poderemos aproveitar deste aprendizado, para também fazer um exercício do que poderá ser as nossas cidades ao fim do petróleo, ou com a redução dos royalties, que poderá acontecer muito antes da redução das nossas reservas petrolíferas.
Esse tipo de exercício ajuda a gente a planejar. Ao conseguir enxergar o cenário futuro poderemos pensar e agir sobre o presente de forma a alterá-lo. Resolvi fazer este exercício em voz alta. O resultado você poderá ver no meu artigo de hoje na Folha da Manhã.
65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário