Há rumores de que a FCA (Ferrovia Centro-Atlântica) já estaria inclinada a suspender os seus serviços de transporte ferroviário na região. Estudos já teriam sido feitos inclusive, para trocar o transporte de combustíveis, que hoje é o de maior intensidade que a FCA (herdeira por concessão da ferrovia antes operada pela RFFSA) que assim seria transportado entre Duque de Caxias e o terminal (pool) de Cacomanga na Tapera em Campos, através de caminhões-tanques e não mais pelos vagões-tanques operados pela empresa.
Três conseqüências danosas podem ser consideradas se esta decisão for efetivamente tomada:
1) eliminação de um recurso de transporte importante em termos de logística para a região como é o transporte ferroviário;
2) aumento do tráfego pesado de caminhões na já, quase saturada e mal conservada BR-101. O impacto disso será o estrago maior da rodovia e o aumento do índice de acidentes já bastante alto, especialmente com caminhões neste trecho da BR-101;
3) o abandono da idéia que a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) chegou a anunciar de implantar o transporte de passageiros no trecho entre Campos e Macaé com o uso da ferrovia.
Enquanto os royalties crescem, a logística regional acompanha, só que como rabo de cavalo!
65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
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