Você já deve ter ouvido falar nas normas de cerificação em qualidade, a série 9000. Agora a Organization Standard Internacional está organizando modelos de gestão para definir diretrizes para normatização (orientação) e certificação (expedição de um selo ou certificado) para os projetos de Responsabilidade Social.
A idéia é de que a ISO 26000 seja, um guia que contenha parâmetros para servir de orientação nos projetos de responsabilidade social, que terá apenas adaptações com os locais de implantação. Até hoje, algumas das empresas que possuem atividade classificada como sendo de responsabilidade social utilizam-se das orientações da SA 8000. Esta é também uma normativa internacional que estabelece parâmetros relativos proibição do trabalho infantil, trabalho forçado, saúde e segurança do trabalho, liberdade de associação e direito à negociação coletiva, etc.
A ISO 26000 pretende ser mais ampla em termos de definições e parâmteros. É um bom caminho, mas melhor mesmo é que as empresas passassem a ter mais interesse social do que a simples visão de marketing.
65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
Nenhum comentário:
Postar um comentário