Ao ler ontem nos jornais que o município de Quissamã vai ganhar uma Delegacia Legal lembrei de uma história interessante. Certa vez, um pesquisador confidenciou a este blogueiro que havia participado de uma pesquisa sobre a vida nos municípios chamados de produtores de petróleo em nossa região. Os responsáveis pela pesquisa queriam entender as mudanças que estariam ocorrendo no dia-a-dia destas populações, para isso resolveram ouvir diferentes pessoas numa “quali” que é como eles chamam as pesquisas qualitativas com perguntas e respostas abertas.
Em Quissamã como não poderia deixar de ser, o prefeito no poder, Octávio Carneiro foi um dos entrevistados. Entre as diversas questões abordadas com ele foi perguntado sobre a segurança. O pesquisador queria saber como uma cidade que não tinha delegacia tinha tão poucos problemas relacionados à violência e à segurança pública. O prefeito foi rápido no gatilho respondendo: “é por isso mesmo meu filho. O dia quer vier para cá esta estrutura, junto chegam os problemas.”
65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
Nenhum comentário:
Postar um comentário