O jornalista Armando Mendes escreveu um interessante artigo publicado, agora há pouco, no blog do Noblat onde fala das ações do ex-prefeito de Bogotá, Antanas Mockus, um filósofo e professor universitário que conseguiu o impossível: reduziu a violência em Bogotá com ações criativas e educativas ao invés dos altos, pesados e muitas vezes infrutíferos investimentos na própria segurança pública diretamente.
Os dois trechos destacados abaixo são apenas o aperitivo para você se interessar em ler o artigo na íntegra. Se você ainda acredita que é possível melhorar a vida numa das nossas cidades deve reforçar este seu sentimento com a leitura integral deste texto aqui.
"... Muros altos, para ele, dão uma falsa sensação de segurança. “A vigilância eletrônica e a vigilância social funcionam mais sem áreas escondidas”, diz. “Aquele que se fecha cria lugar propício para o crime.”
"A vedadeira segurança é a garantida pelo espaço público ocupado. Quanto mais gente na rua, mais segura ela é..."
"A prioridade deve ser o transporte público, diz ele. Não dá para gastar dinheiro público nas obras caríssimas que o tráfego de carros demanda. O mundo inteiro já sabe disso, mas nós somos cabeça-dura. Quem sabe um dia aprendemos..."
65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário