Luiz Felipe Muniz de Souza que é petroleiro, psícólogo, ecologistas e tambem articulista deste blog, além de possuir o seu próprio (veja aqui) mandou o texto abaixo, que além de ir para a seção ao lado dos articulistas, pelo tema em voga aqui também será exposto para enriquecer o debate:
A discussão - ou monólogo público?? - sobre o uso adequado dos royalties está levando à linda baixaria que quase sempre predominou nas rodas dos debates sobre o que fazer com a outrora promissora: Campos dos Goytacazes/RJ!!!
Por mais que alguns poucos "obstinados" e "devotos" do exercício democrático tentem, o fato é que não conseguimos sair da mesmice, da pasmaceira de sempre, dos egos em excessos - locais e provincianos - que embalaram e ainda fazem a história desta terra miserável de Escravos, de Engenhos e de Royalties do Petróleo.
Nos últimos anos o que tivemos em excesso foram radialistas no poder, falastrões egocêntricos e um retrocesso radical dos movimentos sociais. Hoje as universidades locais - e são muitas!! - não mais conseguem fomentar as renovações fundamentais e nem as revoluções urgentes do pensamento e das ações públicas.
Boa parte deste caos se deve porque há nelas de fato um certo - e talvez profundo - enredamento, um entrelaçamento pouco ético com os poderes da administração pública local e regional, fatos que tendem a partidarizar politicamente tudo que se passa e se pensa no seio da comunidade acadêmica, deixando órfãos de idéias e ideais os cidadãos e cidadãs da Campos dos Goytacazes de hoje.
A maneira como um Secretário Municipal de Comunicação conduz a discussão pública e a crítica de um segmento universitário - chamando todos para uma cervejada num boteco de esquina - ao uso dos royalties, nos dá a nítida dimensão da precária condição político-administrativa do atual prefeito, ao mesmo tempo que esgarça para toda a comunidade a pouca reputação de muitos indivíduos que fazem política por aqui!!
É dito em "boca pequena" por aí que boa parte das bolsas universitárias pagas pela prefeitura de Campos - à título de "investimento" segundo o Secretário de Comunicação - é destinada a muita gente de alto poder aquisitivo e influente na Administração Municipal!!!
Ora, Senhor Secretário - seria esta uma boa oportunidade para a Secretaria de Comunicação Municipal - ao invés da cerveja no boteco - apresentar uma lista completa dos beneficiários das bolsas bancadas pelos royalties do petróleo - com o nome completo de pais e renda bruta - para que a sociedade avalie bem se de fato trata-se de um investimento ou mais um "caixa dois" da administração pública no Brasil!!!
Luiz Felipe Muniz de Souza
Um comentário:
Felipe: Quando da promulgação da lei dos Royalties, há muitos anos, políticos diziam que Campos se transformaria em uma cidade com características urbanas / sociais semelhantes as de Curitiba e das melhores cidades européias. Tanto tempo depois o que vemos é a cidade do jeito que está (não precisa de muita análise, basta ver o centro e "as periferias"). Na nossa região, Rio das Ostras parece ser uma das poucas (se não a única) que está caminhando para ter esse nível de qualidade europeu, devido à boa aplicação dos royalties em infra-estrutura urbana e rural, sem degradar o meio ambiente (basta olhar a cidade como um todo). Com relação a Campos, duas coisas deveriam ser feitas: explicar melhor o que foi feito com tantos recursos ao longo de décadas (já que estão dizendo que os estudos da Universidade estão errados) e, olhando para o futuro, buscar reverter o quadro e tornar realidade o discurso inicial de uma bela, confortável e segura cidade para todos. Abraços e parabéns pelo Blog.
Postar um comentário