Tenho ouvido de forma repetida e confesso, até cansativa, de diversos e sérios interlocutores, que a maioria das empresas contempladas com empréstimos subsidiados do Fundecam, não possuem em seus quadros, o número de empregados previstos em seus projetos. A informação dá conta de que em alguns casos, o número real seria de pouco mais da metade do previsto.
Para reforçar esta desconfiança que baila de boca em boca, pelos quatro cantos da cidade, o fato de que alunos das instituições de ensino do município, interessados em visitar e aprender sobre os processos de produção de algumas destas empresas estarem tendo seus acessos, dificultados ou até impedidos, para evitar que o conhecimento do reduzido número de empregados diretos (porque os indiretos são sempre uma balela propagandística) ganhe repercussão.
O blog julga, que possa haver exageros nestas informações e que em outros casos existam, justificativas plausíveis para esta diferença, mas, como se trata de recursos públicos e como, a própria propaganda oficial diz que o emprego e a geração de renda são as maiores justificativas para a existência deste Fundo de financiamento municipal, bom seria, que fosse instituída, uma auditoria independente para avaliar caso a caso, a realidade das empresas contempladas com os recursos do Fundecam.
O blog não acredita que haja alguém contra a medida, até porque a fiscalização e o controle do uso dos recursos é uma obrigação do fundo, segundo sua própria lei instituidora.
65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário