Diante das “confusões” que temos visto com alguns senadores e com o argumento de que se trata de uma “casa de amigos” me ocorreu ima idéia. Sei que impossível imaginar, que tal proposta pudesse passar no Congresso Nacional numa reforma política que não se consegue fazer. Mesmo com aquelas mínimas mudanças que os especialistas dizem ser consenso como, por exemplo: a fidelidade partidária.
O que este blog está pensando alto é: acabar com a idéia de um congresso bicameral e passar a ter apenas uma casa para fazer leis e fiscalizar o executivo: a Câmara Federal. Neste processo poderiam aproveitar e rever a questão da representatividade nos estados, hoje deturpada, com a quantidade de deputados que são eleitos por estados com pequenos eleitorados quando comparados aos demais.
Hoje são 513 deputados federais e 81 senadores. Poderíamos ter 550 deputados e uma única casa para decidir as leis do país. Acho que esta idéia é consequência de um final de semana tranquilo. Fecha o pano!
65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
Nenhum comentário:
Postar um comentário