O Estadão lançou a polêmica dizendo que os blogs dão informações não confiáveis. Apanhou que nem boi ladrão. Não que seja o contrário. Porém, quão confiáveis seriam os veículos de informação mais conhecidos que gostam de criar dificuldades para vender facilidades? O Mino Carta refere-se à questão em seu blog assim:
“Quanto a mim, tenho medo de computador, aquela bocarra escancarada pode engolir-me a qualquer instante. Acho que muita gente já foi engolida e ainda não percebeu. Muita garotada, inclusive. Mas a ocasião permite-me refletir sobre a diferença entre o texto impresso e aquele solto no ar, na zona miasmática, e para mim enigmática, insondável, entregue aos mistérios eletrônicos. Mesmo para jornalistas tarimbados, o blog oferece naturalmente um campo maior para a opinião. Por exemplo. Eu, na minha Olivetti, quando a escrita destina-se a meu blog, palpito muito, talvez demais. O blog é uma pradaria bem penteada e sem limites. Que dirá, então, como se oferece a quem surge em cena sem peias, sem o rigor do jornalista responsável, com o único objetivo de soltar o verbo e pronunciar a sua? Resisti muito à idéia do blog, mesmo porque não lido diretamente com o computador. Agora que adentrei a área faz quase um ano, gosto do seviço. Em relação ao texto impresso, leva a vantagem da reação imediata do leitor. Sei, não estou a descobrir a pólvora, isto é, como se diz, interação. Na zona miasmática, o diálogo se instaura. É estimulante, é divertido, é compensador. No fundo, comparar jornal, ou revista, com blog é bobagem. Cada um na sua, penso eu. E, em primeiro lugar, estou interessado na permanência da escrita, que é a melhor de preservar intacta a língua, nossa pátria”.
65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
Nenhum comentário:
Postar um comentário