Mesmo que a Antt (Agência Nacional de Transportes Terrestres) já tenha argüido, a Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) de que seu contrato de concessão junto ao governo federal, para transporte ferroviário na região de Campos, não possa ser rompido unilateralmente, este blog insiste que há algo além, nesta suspensão. Como já foi falado, até a suspensão, feita a cerca de quarenta dias, a maior parte do transporte feito pela FCA era de combustíveis.
Na semana passada, o Centro de Estudos em Logística da Coppead-UFRJ (Instituto de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro) divulgou a pesquisa “Custos Logísticos 2006” que entre outros dados divulgou que o preço do frete com os trilhos “é seis vezes mais barato que o das rodovias”. O estudo informa que o custo de cada mil quilômetros de carga transportada pelas ferrovias, mesmo passando de R$ 36 em 2004, para R$ 40 em 2006, é bem mais vantajoso, que o meio de transportes por caminhões, cujo custo subiu de R$ 214 em 2004, para R$ 248 em 2006.
O aumento na circulação de caminhões que transportam o combustível para a região, que hoje já substituem os trilhos, pode também, estar por trás do significativo aumento do número de acidentes em nosso trecho da BR-101, mesmo que os veículos envolvidos não sejam diretamente os caminhões de combustíveis. Bom lembrar que o volume que era transportado nas ferrovias que agor veio para a BR-101 é de aproximadamente 30 milhões de toneladas por ano.
65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
Um comentário:
Roberto, sou um grande usuário da BR-101 e infelizmente já vi muitos acidentes e inclusive ajudei em socorro a vítimas. E neste grande numeros de viagens e nas paradas em alguns pontos da pista fiz amizades e aprendi um pouco mais sobre os problemas da mesma. Um dos principais problemas que vivemos pude verificar diversas vezes e recentemente sendo cliente da Viãção 1001 vindo de São Paulo pude verificar não sendo motorista. Devido ao horario passei na Niteroi Manilha por volta das 03:30 horas e observei um problema gravíssimo existente nesta nossa rodovia o excesso de velocidade para não "perderem o horário da ponte" linguajar dos caminhoneiros. Devido a passagem de caminhões na Ponte Rio Niterói ser proibido após as 04:00 horas os caminheiros passam em nossa região em velocidades anormais para que consigam passar na ponte antes do horário de fechamento pois se não passarem terão de ir por Magé onde o pedágio é alto e para isto usam todos recursos possíveis.
Portanto sugiro ao orgãos competentes que se façam uma avaliação dos acidentes ocorridos e a relação entre este ítem. pois com certeza é um fator influenciador desta estatistica...
E realmente é triste voltar de uma viagem ao interior de São Paulo onde as pistas são na maiorias de 3 pistas de mão unica.... será que um dia poderemos ter pelo menos a nossa BR-101 duplicada???? Precisamos exigir os nossos recursos da produção de Petróleo para melhorias em nossas comunidades e esta é uma das principais.......
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