65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
quarta-feira, agosto 15, 2007
Jornal recebe pressão por matéria sobre os royalties
Gente da prefeitura fez chegar ao jornal Monitor Campista que não gostou da matéria de capa do domingo. Com título “Sem pensar no futuro” a reportagem com os professores, Rodrigo Serra e Denise Terra da Ucam Campos apontaram a questão já conhecida do mau uso dos recursos dos royalties.
Mais uma vez a única resistência aos números vem com a demonstração de que o Fundecam teria tido R$ 170 milhões do total dos R$ 2,8 bilhões recebidos em royalties e participações especiais nos últimos cinco anos.
O Fundo embora sendo uma alternativa interessante para financiar o desenvolvimento econômico com atração de empresas, só foi implantado depois de pressão da sociedade civil em 2001. Para ser mais eficiente, este fundo precisaria deixar de ser um balcão para receber projetos, para ser um fundo que definisse linhas e cadeias produtivas a serem apoiadas que tivessem maior capacidade de arrasto sobre toda a nossa economia.
Em toda esta discussão, o inaceitável é a volta da pressão como resposta aos questionamentos e críticas feitas por pesquisadores. Há menos de dois meses, estes mesmos pesquisadores da Ucam foram vítimas de pressão por parte do secretário de Comunicação Social de Campos que exigia resultados de pesquisas favoráveis, para que a universidade tivesse o direito de continuar a ser contemplada com o pagamento de bolsas para os seus alunos.
Se você for cadastrado no site do jornal você poderá ler aqui a matéria na íntegra.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário