quarta-feira, agosto 01, 2007

Navegar é preciso. Conectar não é possível!

Este blog recebeu por e-mail, a reclamação de um dos usuários do projeto "Navegar é Preciso" da prefeitura de Campos de que, pelo menos, três núcleos que permitem acesso aos recursos de informática e à internet, estão sem acesso à grande rede.

Consta que, apesar da empresa prestadora deste serviço estar recebendo normalmente pelos serviços, o problema estaria persistindo há mais de três meses. A informação diz ainda que em alguns destes núcleos, também estaria faltando tinta para as impressoras. Os núcleos sem internet são os do Farol de São Tomé, Parque Lebret e Parque Prazeres em Guarus. Um dos usuários que faz a denúncia diz que só o núcleo da praça São Salvador funciona bem, porque a seu ver este é vitrine, enquanto os outros... Este mesmo usuário mandou a logo do projeto modificada, o que segundo ele se justifica pelos problemas que vem apresentando.

Com tanto dinheiro estes gestores fazem propaganda com o programa que sem internet é como um barco sem remo, vela ou motor.

6 comentários:

Anônimo disse...

É mesmo deplorável que um cara que ele próprio se apresenta em sua página com vários elogios enaltecendo a si mesmo, Devendo ser, portanto muito inteligente, sensato, que este passe a diante, sem antes verificar, o comentário ou denuncia (Como queira chamar) de alguém que nem ao menos tem a coragem de se identificar.
Penso que, se o Senhor veio a publicar o comentário de crítica, também não se importaria de ver este aqui estampado em seu blog (tão imparcial, como deve ser o espaço de alguém tão cheio de virtudes!).

Então vamos lá: O Navegar apresenta sim, alguns problemas, mas muito fácil para mim é confrontar esses ALGUNS problemas com TODOS os benefícios que já trouxe e ainda trás á população:

O Sr.deveria saber (e se tivesse procurado saberia) que o serviço prestado pelo Navegar é pioneiro em todo o país, só havendo semelhante em Curitiba (até São João da Barra, tentar copiar), Digo que o de Curitiba é semelhante pq no de lá o usuário deve levar as folha se quiser imprimir (mas isso o Dr. não deve saber, não é mesmo!?)
O navegar é preciso oferece cursos gratuitos, com apostilas, certificado, para que a população carente tenha alguma chance no mercado de trabalho de hj(totalmente regido pela informática), Isso o Sr, sabia, Dr.?!??!
Vale lembrar também que, a população, que tanto reclama dos serviços, muitas vezes se inscreve nesses cursos, onde a procura sempre SUPERA E MUITO O NÚMERO DE VAGAS ÁBERTAS e depois não comparece, abandona, tirando assim vagas de quem realmente quer ou precisa fazer o curso.(cadê a coincidência deste povo que reclama?!!)
Eu poderia ficar aqui muito tempo citando os benefícios do Navegar, mas apesar de não ter tantos afazeres Quanto o sr. (cheio de qualificações) preciso voltar a atender a população, então vou me resumir...
O Navegar ainda tem em seu Currículo(não tão brilhante qto o do sr.): Cursos para as crianças do P.e.t.i(programa de erradicação do trabalho infantil - caso o dr, não saiba do que se trata), e crianças que antes trabalhavam no corte de cana, saíam com diploma de informática em bxo do braço e completamente agradecidas pelo pouco que tiveram do navegar;
Vale também lembrar que se as tintas das impressoras acabam é pq estas são usadas, aproveitadas.Crianças imprimem seus trabalhos escolares, usuários imprimem papéis de perícia do Inss, músicos imprimem letras cifradas, jornalistas imprimem e enviam matérias e alguns aproveitam para imprimir críticas (cuspindo no prato que comem) para entregar nas mãos de caras tão qualificados como o Sr., mas que se esquecem de uma coisa tão simples: Que devemos verificar tudo que ouvimos antes de passar adiante, até porque assim, o Sr. poderia falar com "alguma propriedade" sobre o assunto.

Muito bom dia!

Roberto Moraes disse...

Caro comentarista,

Antes de qualquer outra coisa é bom saber que como servidor público e/ou gestor, você deveria estar mais suscetível para receber críticas, questionamentos e sugestões.

Se não quiser ser questionado vai para casa ou então, cuide apenas da sua vida privada.


Estranho que se questione a crítica anônima e de forma também anônima venha aqui tentar defender o projeto.

Digo tentar, porque falaste no projeto como um todo, mas não explicou e nem justificou porque três núcleos estão sem internet, há meses, sendo que, pelo menos um deles desde fevereiro a internet está sem conexão.

Nos dias de hoje, acesso à informática sem internet é como colocar a pessoa dentro de um ônibus preso dentro de uma garagem. Serve para quase nada.

Quanto ao projeto conheço-o em detalhes. Sempre defendi a inclusão digital, aliás a Ong Cidade 21 foi pioneira em Campos provocando o rico poder público municipal local a "fazer alguma coisa".

Questiono pontos do projeto "Navegar é preciso" mas considero-o um projeto interessante.

Sobre vantagens e desvantagens do mesmo, em relação a outros, assino embaixo da análise feita pela professora Margarida Mussa Tavares Gomes, em sua dissertação de mestrado defendida no curso de mestrado em Planejamento Regional e Gestão de Cidades da Ucam-Campos.

Quanto a possíveis auto-elogios certamente cometeste algum "ato falho" querendo na verdade se referir a outro Roberto.

Ao invés de se defender, bom mesmo é trabalhar e melhorar o atendimento ao público. É vergonhoso que com tanto dinheiro O Cidac, assim como as mais de cinquenta secretarias ou gerências não tenham conseguido disponibilizar serviços ao cidadão campista via rede, como: certidões negativas, declarações, pagamento de Impostos (IPTU, ISS, ITBI) alvarás, matrículas de alunos, prontuários de usuários de saúde para acesso dos médicos, etc.

A gestão municipal avançou muito pouco para que tenha direito de arrotar competência que ainda está por se estabelecer.

O seu alterego junto com o ato falho mostra que sua prepotência não lhe permite ver que o "Navegar é pioneiro porque em outros lugares tem que se levar folha para imprimir" é risível...

Quanto a ser gratuito é relativo, porque todos nós estamos pagando. Não há almoço grátis, quando há política pública bancada pelo município toda a sociedade está pagando.

Também defendo o acesso sem custas extras para o cidadão, menos quando instalaram um núcleo na loja mais cara do shopping localizado na avenida Pelinca, área de alto poder aquisitivo, onde o aluguel e o condomínio pagos aos donos "aliados políticos" do prefeito de então, era muito mais alto que os custos com apostilas, luz, manutenção dos equipamentos, acesso à internet, etc.

Bom correr para disponibilizar a internet nos núcleos que estão sem, até porque há gente nestes lugares querendo acessar a este blog para denunciar coisas que na verdade são mais graves.

Sds,

Anônimo disse...

recebi esta Mensagem no Orkut !

a Denuncia e Verdadeira moro aqui em Donana so aqui em donana e goytacazes o navegar esta abandonado mas la no centro esta funcionando perfeitamente!
Isso e um descaso com o povo do interior!
Eu tenho quase certeza que o prefeito nao sabe disso!
O nosso Alvo e sempre buscar a perfeicao todos nos erramos mais temos que ser humildes e assumimos os nossos erros e pelo menos tentar concertar

Anônimo disse...

Caro Dr.,
Servidor Públio e ou gestor?!??!!? Está muito enganado a respeito de quem está escrevendo aqui! Qto a ter me mantido anônimo, a denuncia foi anônima, pq então eu deveria fazer de forma diferente?!
Ao contrario do que quis fazer parecer, o meu comentario anterior não foi visando defender A P.M.C.G, longe disso (ao contrario da vossa intenção que,parece ser ataca-la a qquer preço)
o Sr. só deveria tomar cuidado em para isso usar um projeto como o Navegar.
Não me compete realmente explica-lo o porque determinados núcleos encontran-se sem internet, porem, não acho que isso desqualifique em nada o Projeto(isso só mostra que ele precisa sim melhorar, como quase todas as coisas nesse nosso país).
Os Srs. críticos ferrenhos da política da cidade não sabem Separar coisa nenhuma, não sabem enxergar uma situação global e acham que falam em nome de uma "pobre população" sem enxergarem que um prefeito, presindete, como diria muito bem o Cronista Arnanldo Jabour: "Não cai de uma nave espacial em suas cadeiras"
Qto aos meus comentarios serem "risiveis", não me constrange o seu pensamento sobre eles, ja que considero da mesma forma essa "revolta exagerada" de alguns como o sr.

Termino sugerindo que o sr. leia
essa Cronica do Jabor se achar que algo ainda pode lhe somar!
Arnaldo Jabor
- Brasileiro é um povo solidário. Mentira. - Brasileiro é babaca.

Eleger para o cargo mais importante do Estado um sujeito que não tem escolaridade e preparo nem para ser gari, só porque tem uma história de vida sofrida;

Pagar 40% de sua renda em tributos e ainda dar esmola para pobre na rua ao invés de cobrar do governo uma solução para pobreza;

Aceitar que ONG's de direitos humanos fiquem dando pitaco na forma como tratamos nossa criminalidade...

Não protestar cada vez que o governo compra colchões para presidiários que queimaram os deles de propósito, não é coisa de gente solidária. É coisa de gente otária.

-Brasileiro é um povo alegre. Mentira. Brasileiro é bobalhão.
-Fazer piadinha com as imundices que acompanhamos todo dia é o mesmo que tomar bofetada na cara e dar risada.

Depois de um massacre que durou quatro dias em São Paulo, ouvir o José Simão fazer piadinha a respeito e achar graça, é o mesmo que contar piada no enterro do pai. Brasileiro tem um sério problema. Quando surge um escândalo, ao invés de protestar e tomar providências como cidadão, ri feito bobo.
-Brasileiro é um povo trabalhador. Mentira.
Brasileiro é vagabundo por excelência. - O brasileiro tenta se enganar, fingindo que os políticos que ocupam cargos públicos no país, surgiram de Marte e pousaram em seus cargos, quando na verdade, são oriundos do povo.

O brasileiro, ao mesmo tempo em que fica indignado ao ver um deputado receber 20 mil por mês, para trabalhar 3 dias e coçar o saco o resto da semana, também sente inveja e sabe lá no fundo que se estivesse no lugar dele faria o mesmo.

Um povo que se conforma em receber uma esmola do governo de 90 reais mensais para não fazer nada e não aproveita isso para alavancar sua vida (realidade da brutal maioria dos beneficiários do bolsa família) não pode ser adjetivado de outra coisa que não de vagabundo.

Brasileiro é um povo honesto. Mentira. - Já foi; hoje é uma qualidade em baixa. - Se você oferecer 50 Euros a um policial europeu para ele não te autuar, provavelmente irá preso. Não por medo de ser pego, mas porque ele sabe ser errado aceitar propinas.

O brasileiro, ao mesmo tempo em que fica indignado com o mensalão, pensa intimamente o que faria se arrumasse uma boquinha dessas, quando na realidade isso sequer deveria passar por sua cabeça.
90% de quem vive na favela é gente honesta e trabalhadora. Mentira. - Já foi. Historicamente, as favelas se iniciaram nos morros cariocas quando os negros e mulatos retornando da Guerra do Paraguai ali se instalaram. Naquela época quem morava lá era gente honesta, que não tinha outra alternativa e não concordava com o crime.
Hoje a realidade é diferente. Muito pai de família sonha que o filho seja aceito como "aviãozinho" do tráfico para ganhar uma grana legal. Se a maioria da favela fosse honesta, já teriam existido condições de se tocar os bandidos de lá para fora, porque podem matar 2 ou 3 mas não milhares de pessoas.
Além disso, cooperariam com a polícia na identificação de criminosos, inibindo-os de montar suas bases de operação nas favelas. O Brasil é um pais democrático. Mentira. Num país democrático a vontade da maioria é Lei. A maioria do povo acha que bandido bom é bandido morto, mas sucumbe a uma minoria barulhenta que se apressa em dizer que um bandido que foi morto numa troca de tiros, foi executado friamente.

Num país onde todos têm direitos mas ninguém tem obrigações, não existe democracia e sim, anarquia. Num país em que a maioria sucumbe bovinamente ante uma minoria barulhenta, não existe democracia, mas um simulacro hipócrita. Se tirarmos o pano do politicamente correto, veremos que vivemos numa sociedade feudal: um rei que detém o poder central (presidente e suas MPs), seguido de duques, condes, arquiduques e senhores feudais (ministros, senadores, deputados, prefeitos, vereadores). Todos sustentados pelo povo que paga tributos que têm como único fim, o pagamento dos privilégios do poder. E ainda somos obrigados a votar.

Democracia isso? Pense !
O famoso jeitinho brasileiro.
Na minha opinião um dos maiores responsáveis pelo caos que se tornou a política brasileira. Brasileiro se acha malandro, muito esperto. Faz um "gato" puxando a TV a cabo do vizinho e acha que está botando pra quebrar.

No outro dia o caixa da padaria erra no troco e devolve 6 reais a mais, caramba, silenciosamente ele sai de lá com a felicidade de ter ganhado na loto...malandrões, esquecem que pagam a maior taxa de juros do planeta e o retorno é zero. Zero saúde, zero emprego, zero educação, mas e daí? Afinal somos penta campeões do mundo né? Grande coisa...
O Brasil é o país do futuro. Caramba , meu avô dizia isso em 1950. Muitas vezes cheguei a imaginar em como seria a indignação e revolta dos meus avôs se ainda estivessem vivos. Dessa vergonha eles se safaram... Brasil, o país do futuro!? Hoje o futuro chegou e tivemos uma das piores taxas de crescimento do mundo.
Deus é brasileiro. Puxa, essa eu não vou nem comentar...
O que me deixa mais triste e inconformado é ver todos os dias nos jornais a manchete da vitória do governo mais sujo já visto em toda a história brasileira.

Para finalizar tiro minha conclusão:

O brasileiro merece! Como diz o ditado popular, é igual mulher de malandro, gosta de

apanhar. Se você não é como o exemplo de brasileiro citado nesse e-mail, meus sentimentos amigo, continue fazendo sua parte, e que um dia pessoas de bem assumam o controle do país novamente. Aí sim, teremos todas as chances de ser a maior potência do planeta. Afinal aqui não tem terremoto, tsunami nem furacão.Temos petróleo, álcool, bio-diesel, e sem dúvida nenhuma o mais importante: Água doce!
Só falta boa vontade, será que é tão difícil assim?


Ah...ia quase me esquecendo...
Não passando a diante o que não tenho certeza, mas só para constar...Chegou aos meus ouvidos que, o Cefet,onde o sr. trabalha a tanto tempo, está recebendo uma verba mto grande por mês para cuidar do link do deplorável projeto Navegar é preciso! Procede????

Anônimo disse...

Atencao Usuarios do projeto Navegar e Preciso, vamos fazer uma corrente de fe e espereanca, vamos denunciar a falta de respeito com a populacao, vamos denunciar mesmo!
ligue para o programa balanco geral , chico da radio, vamos procurar os meios de comunicacao!
na epoca de arnaldo viana e moises tudo funcionava!
vamos denunciar!pq eu tenho certeza que quem vai sair ganhando e o povo
ass. Gabriel Soares Donana ( estou pagando R$ 3 reais a hora para ter acessoa a internet)
em homenagem ao defensor anonimo do projeto navegar e preciso segue esta cançao abaixo:

catedral
viva o povo brasileiro

Todas as crianças estão nas escolas
Educação integral planejada
Todas as ruas bem sinalizadas
E há segurança em cada calçada
O povo pode passear sem medo
Nossa policia é de confiança!
Não falta água, nem luz, nem comida
Não há preconceitos, nem intolerância
Grande celeiro da humanidade, somos a nova Pátria do presente!
Nossos políticos, nosso orgulho, corrupção é uma palavra ausente!

Mais de mil razões para bater no peito e cantar bem alto o hino nacional
Viva o povo brasileiro! Viva o povo brasileiro!

A cesta básica é tão barata
E o salário é constitucional, que legal!
Não há desmandos, nem apologias
E o imposto é tão racional
Tudo é tão justo, tão democrático
Tanto respeito chega a emocionar
Há igualdade nas oportunidades
Nosso futuro é só comemorar!!!

Roberto Moraes disse...

Alô comentarista anônimo,

A mim tanto faz que você seja Benedito, João ou José, o que não explicastes na defesa do projeto é porque a internet não está funcionando há vários meses em alguns núcleos do "Navegar é Preciso".

O Gabriel Soares lá de Donana, além de outros estão reclamando.
Acesso a computador sem internet é o mesmo que estar num carro sem gasolina.

Sds,
Roberto Moraes