65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
domingo, agosto 05, 2007
Ompetro
A organização dos municípios reuniu-se para chiar a perda de R$ 70 milhões anuais com a entrada de Angra dos Reis e Duque de Caxias, na repartição do bolo dos royalties. Porém, logo-logo terá que conviver com os líderes destes municípios neste mesmo colegiado.
Afinal, não é ele que congrega os municípios produtores de petróleo? Por lá, Godofredo Pinto prefeito de Niterói que conseguiu o mesmo destes dois municípios, desde 2004, freqüenta o coletivo, que continua, quase que exclusivamente, a tentar impedir novas sangrias nas cotas dos primeiros recebedores. Infelizmente, não conseguem ir, muito além disso.
Atualizado às 11:40: O fato leva à constatação de um paradoxo que mostra a diferença desta, para outras associações, inclusive de municípios. Quanto mais membros a Ompetro tiver, menos força terá. Apenas uma mudança de foco poderia mudar este cenário.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário