Embora o número seja extraordinário, para os moradores e os gestores da cidade, com certeza este recorde significará preocupação, porque quanto mais gente, maiores serão as despesas em, pelo menos dois tipos de serviços básicos para a população: saúde e educação e num grau menor, mas também relacionado a estes, a habitação e o saneamento que por sua vez acabam também puxando demandas de infra-estrutura, controle ambiental, etc.
66 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
terça-feira, setembro 04, 2007
Rio das Ostras quase dobra população em apenas sete anos
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Roberto,
Tenho acompanhado de perto esse crescimento populacional de Rio das Ostras. Ele se deve a dois fatores: a proximidade de Macaé (indústria de petróleo, tornando-se uma "cidade dormitório" do município vizinho) e a fixação como moradia definitiva por antigos veranistas (sobretudo aposentados).
Atualmente o maior problema é o deslocamento Rio das Ostras - Macaé - Rio das Ostras nos horários de 'rush'. A rodovia Amaral Peixoto precisa ser duplicada naquele trecho, trabalho que foi iniciado, mas parou (o transporte coletivo também deixa a desejar).
Quando aos demais itens (água, esgoto, meio-ambiente, moradia, educação, saúde, urbanismo de forma geral) surpreendentemente o impacto ainda não se fez sentir (embora eu seja apenas um morador eventual de lá). Isso se deve a um planejamento do crescimento da cidade e a execução de obras de infra-estrutura que estão sendo realizadas há mais de 10 anos em todos os pontos da cidade e têm dado excelentes resultados: é o dinheiro dos royalties bem aplicado (inclui nesse caso a preocupação com o turismo, que também é crescente).
www.googleostras.com/
Postar um comentário