A receita é do excelente Moacyr Scliar, em seu não menos admirável livro autobiográfico: "O Texto, ou: a Vida”. Ele faz um pequeno preâmbulo em que relembra, que toda a criança protesta quando os pais anunciam a hora de dormir. Moacyr lembra que o afastamento da criança do convívio, o medo da noite sozinha no quarto, a luz apagada... tudo conspira para a criança resistir e protestar.
Aí entra a receita: “Não há menino ou menina que resista a este convite. Porque a história significa a presença tranqüilizante do pai ou da mãe. E, se eles lerem a história, a criança associará o objetivo do livro com esta imagem protetora: estará nascendo ali um futuro leitor ou leitora”.
Melhor e mais perspicaz impossível. Se o leitor ou leitora do blog ainda tiver filho nesta idade e ela(e) ainda, não estiver sido fisgado pelo computador, não perca tempo. O Scliar além de escritor é médico, porque o mundo não é perfeito.
65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
Nenhum comentário:
Postar um comentário