65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
sexta-feira, novembro 30, 2007
O interessante critério de edição
Propinoduto
1) Do Globo Online: “O Ministério Público estadual informou, nesta quinta-feira, que o esquema de sonegação forjado pela quadrilha de fiscais de renda que pode ter dado um prejuízo de R$ 1 bilhão aos cofres públicos existia há 15 anos”;
2) Do O Globo de hoje: “Fiscal oferece “jogadinha boa” para empresário do Norte Fluminense”; “Em outro telefonema, dois fiscais não identificados alertam sobre riscos de atuar em Campos: “A área está minada, parece que a PF está monitorando uns 40 por lá”. Um dos interlocutores diz, sem citar nomes, que vai recorrer a amigos políticos na região”.
3) Do JB Online: "Nem só de fiscais, contadores e empresários é feito um rombo bilionário na Receita estadual do Rio de Janeiro. A CPI da Arrecadação, concluída pela Alerj em setembro, chegou a investigar se a quadrilha comandada pelo fiscal Francisco Roberto da Cunha Gomes, o Olho de Boi, teria relações com o deputado federal Eduardo Cunha (PMDB)".
Perguntas e curisosidades:
Quadrilha existia há 15 anos? Perdão de multas de R$ 285 milhões entre 2003 e 2004? Área minada? PF monitorando quem em Campos? Amigos políticos na região? Eduardo Cunha? Aguardemos os próximos lances.
quinta-feira, novembro 29, 2007
Primorosa análise
Menos secretário, menos!
Ex-mulher de Tim reclama da biografia de Nelson Motta
quarta-feira, novembro 28, 2007
A dor do pesca-dor
A cena me fez lembrar a imagem do pai abraçado, ao corpo da filha morta, num outro desastre automobilístico ano passado, em que cinco jovens perderam a vida, na pista da Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro. Gabriel F. Padilla, pai de Ana Clara lançou recentemente o livro “Relato de um amor” que vem fazendo sucesso entre os adolescentes e jovens.
O relato de Padilla, que é um publicitário, talvez ajude a fazer os jovens pensarem no que todos, quando temos aquela idade, irresponsavelmente fazemos, correndo o risco de marcar irremediavelmente com dor o destinoo dos pais que tanto amamos. Magno sofre agora, tanto quanto, o Gabriel Padilla. A sua dor pescada sem desejo, numa beira da estrada, não mostra uma juvenil irresponsabilidade, mas a madura e dura realidade da violência do trânsito em nossa região.
O progresso material e econômico sonhado por muitos, ainda dista desta região, mas a violência, em suas mais variadas formas, está sendo pescada por muitos campistas que com dor e lamento vivem a vida que a região lhes proporciona.
Efeito dominó e dependência?
Conforme edital publicado hoje, no Monitor Campista, os professores da Facultec, que funciona junto ao Colégio Batista Fluminense, reclamam salários atrasados e ameaçam fazer greve, como ocorreu recentemente na FOC (Faculdade de Odontologia de Campos).
Helicóptero?
Campos na biografia de Tim Maia
"Para fugir da dor, Tim compunha compulsivamente... Uma das favoritas dos músicos era uma balada soul feita para Geisa, entre Barry White e Marvin Gaye, com um lindo arranjo de cordas e metais, um certeiro hit romântico".
"No final das gravações, como se tocada pela música em um milagre de amor, sua amada Geisa voltava para seus braços. Mas grávida de seis meses do craque de futebol, que era casado e a abandonara. Mas Tim ficou tão feliz com a volta de Geisa que não só a perdoou como foi muito atencioso e carinhoso durante a gravidez, e, quando o garoto nasceu, foi chamado de Márcio Leonardo, homônimo do compositor de “A festa de Santo Reis”. Estava aos pés de Geisa, a velha chama voltava a se acender e a incendiá-lo de paixão. Geisa ainda estava amamentando quando engravidou de Tim”...
A declaração de entusiasmo de Nelson Motta por Tim Maia - o biografado!
“No início de 1969, depois de três anos de jornalismo e crítica musical, com 24 anos, fui convidado por André Midani para produzir discos na Philips. Meu primeiro trabalho foi o LP da nova cantora Joyce, muito talentosa, que foi muito bem-sucedido. Em seguida, fui escalado para realizar um dos meus grandes sonhos musicais, que me levara a aceitar o trabalho na gravadora um disco de Elis Regina”.
“Procurando novos compositores e músicas para oferecer a Elis, que estava querendo e precisando das uma moderniza em seu repertório, entrei na sala dos produtores, na Philips, e estava tocando “Primavera”. E, como todos que ouviam, fiquei chocado com aquela voz, aquela melodia sinuosa, aqueles vocais dissonantes, aquilo tudo era muito novo e muito bom! Jairo Pires, diretor artístico da Polydor, sorria orgulhoso e contava que era o mesmo cara que tinha feito o “Não vou ficar” de Roberto Carlos, virava o disquinho e tocava “Jurema”, com um suingue empolgante, o tal Tim Maia era mesmo sensacional. As duas músicas escancaravam o talento de Tim como crooner romântico moderno e como o rei do baile do suingue. Não havia nada parecido, nada melhor, nada mais novo no Brasil”.
terça-feira, novembro 27, 2007
Ensino de redação – novo nicho de mercado
Eixo Macaé-Rio das Ostras se desenvolve
segunda-feira, novembro 26, 2007
Jogando dinheiro pela janela
Os consumidores do interior do estado, que têm dinheiro no bolso e estão ávidos por gastar, com a aquisição de uma TV digital deveriam mudar seus planos. Nada de conversores, LCD, plasma, HD, etc. Gastem o dinheiro com qualquer outra coisa, ou guarde. A TV aberta digital só deverá estar disponível para o interior do estado no início de 2009, se tudo correr bem.
A TV a cabo, também chamada de fechada, já disponibiliza boa parte da sua programação em versões digitais, com imagens melhores, pela forma de transmissão utilizada. Além de não precisar comprar os equipamentos agora, você ganhará, na medida que até lá, treze ou quatorze meses depois, as novas TVs já estarão com os conversores embutidos e com preços sensivelmente mais baixos que hoje.
Este blog garante que, apenas com esta diferença, você poderá adquirir, desde já, um notebook e ainda terá televisores, lá no início de 2009, com inovações e correções, em relação aos que estão sendo lançados, agora a toque de caixa, para aproveitar o frisson do mercado.
Quem será?
Áudio de parte do programa Ronda Difusora, apresentado, hoje, 26/11/2007, pelo radialista, Antônio Carlos Paes, entre 10 e 11 horas da manhã, na rádio Campos Difusora. Paes citou a ocorrência de um crime de transferência de eleitores, por parte de um DAS da PMCG que levou, para serem inscritos como eleitores de SJB, quatro funcionários do setor onde trabalha, na prefeitura de Campos.
Do Plantão do Globo On Line
Do correspondente: “Feira do Tira e Bota”
Abraços!”
Estão entregando até os dedos...
ES já e o segundo produtor nacional de petróleo e vira Bacia
Até os sheiks árabes já acordaram!
Costumava ilustrar as palestras, em que sou convidado para falar sobre desenvolvimento regional, royalties, gestão e coisas do gênero, usando a figura, que todos nós já vimos na televisão, ou lemos nos jornais, sobre os grandes sheiks árabes que esbanjam os petrodólares, deitados em banheira de ouro, camas de diamantes, etc., gastando como se não houvesse amanhã.
Minha ignorância com o que está acontecendo naquela região obriga-me agora, a pedir penitências por acusações tão infames e injustas contra os árabes. Eu reclamava de que nossos gestores locais gastavam, tal qual, estes sheiks. Pois então, tenho que me redimir dizendo que uma boa parte deles, já mudou sua forma de tratar o dinheiro e olhar o futuro na era pós-petróleo.
Tenho me interessado mais pelo assunto, desde que um conterrâneo-amigo, Jorge Luiz, o Cebolinha, ex-jogador do Goytacaz e atual treinador de goleiros, para lá foi trabalhar no futebol, mais uma vez, compondo a comissão técnica do comandante Tite.
O caso dos Emirados Árabes Unidos é o que mais chama a atenção, especialmente depois que no início de outubro foi implantada, uma linha regular de vôo pela Emirates Airlines, entre Dubai, um dos sete Emirados Árabes Unidos e a cidade de São Paulo.
Ontem, o caderno de turismo do jornal O Globo mostrou as maravilhas daquela região que decidiu investir no turismo, como forma de se sustentar, após o fim do petróleo.
Antes apenas uma tribo no deserto à beira-mar, hoje os Emirados já se constituem num importante centro de comércio de todo o Oriente Médio que tem Dubai, como sede do maior destino turístico da região que hoje, já recebe nove milhões de turistas por ano.
Lá uma única família Maktoum controla o poder desde a vida tribal até os dias atuais. Aqui a derivação talvez seja, apenas, um pouco maior. A mania de grandeza não foi de toda abandonada. Para chamar a atenção inventaram o mais alto prédio do mundo com quase um quilômetro de altura.
Vencida a ignorância, terei que mudar o discurso, do mau exemplo, no uso do dinheiro dos royalties do petróleo, mantendo a pressão para que nossos sheiks, assim como os árabes, também acordem do sono do dinheiro farto e infinito.
domingo, novembro 25, 2007
Dá-lhe Mengão!
Mesmo com a incrível recuperação que fez o Flamengo sair, das últimas paras as primeiras classificações, o que os torcedores parecem não desejar mesmo é a posição de vice, quase obtida na rodada de hoje, antes da virada do Santos de 302 diante do Paraná. Mesmo sendo a vice, melhor do que a terceira colocação, a atual posição do Mengão, os rubro-negros garantem, que quem gosta de vice mesmo é o Vasco.
Recordar é viver!
A comemoração com direito a champagne foi feita durante o lançamento da pedra fundamental da rodovia dos Ceramistas que liga Donana, na estrada Campos-Farol, a Ururaí, na BR-101. Os parceiros nos brindes são os empreiteros da Construtora Imbé que executaram a obra. A foto foi publicada em 2001 pelo jornal A Cidade. É como dizem: estas fotos guardadas sempre trazem muitas surpresas.
Vez e voz aos comentários do blog
Garotinho volta a não descartar a hipótese da candidatura a prefeito de Campos
Garotinho volta a pressionar o Judiciário
sábado, novembro 24, 2007
Outra passagem do programa Fala Garotinho
Maldição das viúvas e órfãos
Se a ação de SP for copiada no RJ teremos pânico em Campos
Delegado da PF será candidato
sexta-feira, novembro 23, 2007
Do blog do Gadelha
"Fernando Henrique está dando um show de desconhecimento. Na mesma Convenção do PSDB em que atacou Lula e disse que tucanos falam português direito, ele foi saudado com a faixa tucana onde se lia "FANFARÃO" (ver foto). Afinal, quem é o fanfarrão nessa história?"
PMCG: nadando em dinheiro e precisando melhorar o fluxo de caixa - “Ufa! Graças a Deus!”
Outro livro de poesia!
Melhor ainda, se os seus amigos médicos seguirem aquela proposta que está na mídia carioca, deles, junto com dentistas e psicólogos substituírem as revistas de fofocas, por livros de poesias e crônicas, enquanto o cliente aguarda o seu atendimento. Dentro em breve, avisaremos sobre o lançamento. Ao lado a arte do livro e a foto do próprio poeta quando do lançamento anterior de outro livro.
Entortaram o eixo do poder em Campos
Um pouco de poesia com Artur Gomes
Um vídeo poema filmado na praia Brava em Cabo Frio com guitarra de fundo do Gil Siqueira.
quinta-feira, novembro 22, 2007
Quando a Pessoa não liga para o humano
Audiência para discutir Aterro Sanitário em Conselheiro Josino
Petróleo e região no Brasil: o desafio da abundância
O lançamento está previsto para o dia 11/12, às 18:30, na Academia Campista de Letras, no Jardim São Benedito, em Campos e no dia 13/12, no Rio de Janeiro na livraria Museu da República, às 19:00. Na oportunidade a professora Rosélia também estará lançando um segundo livro de sua autoria “Economia e Território no Brasil Contemporâneo”.
quarta-feira, novembro 21, 2007
Petróleo a US 100,00 produz queda do Ibovespa em SP e alegria na região
Ônibus intermunicipais 5% mais caros
Se a escolha das empresas que vão administrar rodovias com a escolha daquelas que vão ter este direito, em troca de valores de pedágios que serão a razão principal da escolha, a pergunta que surge naturalmente é: por quê não se faz um leilão estabelecendo critérios de horários, número e qualidade dos veículos para, em leilão, escolher quais empresas cobrariam menos para ter o direito de explorar estas linhas, como é o caso da rentável linha Campos-Rio?
Campos-Rio tem tarifas até 75% diferentes
Veja abaixo alguns dos valores de linhas intermunicipais operadas em nossa região. Analise e veja como existem valores tão diferenciados para linhas de diferentes distâncias e tipos de pavimentação. Ao mesmo tempo, pode-se verificar a cobrança de tarifas diferenciadas para a mesma distância para ônibus com diferentes equipamentos de conforto. Não se sabe, se há controle para oferta destes diferentes tipos de condução. Observando este item, vê-se que a passagem do trajeto Campos-Rio pode variar em até 75% com valores cobrados desde R$ 38,40 até a R$ 67,05.
Campos - Arraial do Cabo R$ 33,30
Campos - Cabo Frio R$ 31,15
Campos - Armação dos Búzios R$ 28,55
Campos - Niterói (via BR-101) R$ 44,15
Campos - Niterói - (via BR-101) AC R$ 57,35
Campos - Rio de Janeiro - (via BR-101/RJ-124) R$ 51,60
Campos - Macaé - (via RJ-106) A C R$ 16,70
Campos - Rio de Janeiro - (via BR-101/RJ-124) AC R$ 67,05
Campos - Rio de Janeiro - (via BR-101/RJ-104) A O R$ 46,10
Campos - Rio de Janeiro - (via PPCS/via Expressa) A C R$ 46,15
Rio de Janeiro - São João da Barra (via Campos) A C R$ 54,75
Campos - Nova Iguaçu (via BR-101/Macaé) A C R$ 53,55
Campos - Rio de Janeiro - (Especial) A C R$ 38,40
Rio de Janeiro - Morro do Côco A C R$ 52,95
Rio de Janeiro - Farol de São Tomé (via Macaé e Barra do Furado) A C R$ 49,05
Campos - Papagaio (via Jacaré) SA O R$ 5,50
Campos - Grussaí SA O R$ 5,65
Campos - Venda Nova SA O R$ 3,90
Campos - Barra do Açú SA O R$ 9,20
Campos - Barra do Açu (via Baixo Grande) SA CR$ 9,05
Campos - Água Preta SA O R$ 5,35
Campos - Atafona SA O R$ 7,60
Campos - São João da Barra - SA C R$ 6,40
Campos - Barcelos SA C R$ 2,85
Campos - São Pedro do Paraíso SA C R$ 12,00
Campos - Itaperuna - (via Cardoso Moreira) A C R$ 17,90
Campos - Porciuncula SA O R$ 22,25
Porciuncula - Atafona (via São João da Barra) SA C R$ 28,85
Campos - Raposo SA O R$ 21,95
Campos - Bom Jesus de Itabapoana - (via Cardoso Moreira) SA O R$ 16,65
Campos - Itaperuna SA O R$ 16,05
Campos - Cardoso Moreira SA O R$ 7,40
Campos - Nova Friburgo (via Ibipeba) A O R$ 33,75
Campos - Miracema A O R$ 24,00
Campos - São Fidélis (via Ernesto Machado) SA O R$ 8,00
Campos - Quissamã (via Conde de Araruama) SA O R$ 12,85
Campos - Macabuzinho SA C 10,35
Campos - Quissamã (via Carapebus) SA O 17,85
Campos - Quissamã (via Bela Vista) A O R$ 15,80
Campos - Quissamã - (via Dores de Macabú) SA O R$ 8,85
Campos - Outeiro SA O R$ 3,10
Campos - Murundu (via Cardoso Moreira) SA O R$ 11,80
Campos - São Joaquim (via Santa Rosa) SA O R$ 6,10
Campos - Máquina A O R$ 15,00
Campos - Gargaú SA O R$ 9,65
Campos - Barra de Itabapoana (via Salinas) A O R$ 15,80
Campos - Salinas A C R$ 9,65
Campos - Barra de Itabapoana (via Imburi) A O R$ 14,65
Barra de Itabapoana - São João da Barra (via Imburi) A C R$ 23,65
Campos - Praça João Pessoa (via São Luis do Mutuca) A O R$ 13,05
Campos - Conceição de Macabu - SA O R$ 13,75
Campos - Bom Jesus do Itabapoana - (via Santo Eduardo) SA O R$ 16,85
Campos - Bom Jesus do Itabapoana - (via Vila Nova) SA C R$ 16,50
Bom Jesus do Itabapoana - Santa Maria (via Santo Eduardo) SA C R$ 5,30
Campos - São Joaquim (via Vila Nova) SA O R$ 6,10
Clique aqui e veja a lista completa de trajetos e linhas intermunicipais dentro do estado do Rio de Janeiro. Bom lembrar que a regulação desta concessão e os reajustes das tarifas são feitas no estado do Rio de Janeiro pelo Departamento Estadual de Transportes Rodoviários (Detro) vinculado à Secretaria Estadual de Transportes cujo titular é o ex-deputado Julio Lopes.
Ninguém agüenta mais esta história do excesso de feriados
Petrobras analisa parceria com o porto da Barra do Furado
O complexo ocupará uma área de 168 mil metros quadrados e também servirá de base para o transporte de suprimentos entre o continente e as plataformas e tem previsão de também possuir, um centro de apoio à pesca marítima.
A parceria que a Petrobras analisa leva em conta, o esgotamento do porto de Imbetiba no município de Macaé, por onde, hoje, todas estas operações entre o continente e as plataformas da Bacia de Campos são realizadas. Além disso, o setor de logística da Petrobras tem como meta, a retirada do trânsito de carretas pesadas que hoje circula pelo centro de Macaé para acesso ao porto de Imbetiba.
Em termos de interferência na vida da cidade de Quissamã e Campos, o porto de Barra do Furado precisa considerar qual seria o novo trajeto, por onde circularão o fluxo de cargas pesadas a serem despachadas no novo porto. A Shell e a Repsol que também atuam na exploração de petróleo na bacia também já teriam fechado acordo com o consórcio que fará a gestão do porto de Barra do Furado.
Os responsáveis pelo setor de logística da Petrobras não consideram, a hipótese de uso ou parceria com o porto do Açu, que está sendo construída pela MMX, mas já definiu e comprou uma área no município de Anchieta, vizinho de Guarapari, ao lado do porto de Ubu, onde a empresa Samarco proprietária e gestora do porto exporta minério de ferro. A Petrobras projeta para este porto a estruturação de uma base uma logística de transportes de equipamentos para ancoragem de plataformas mais ao sul da Bacia de Campos.
PS.: Para ver a imagem em tamanho maior clique sobre ela.
Desabafo democrático do Noblat em seu blog
Incrível
Aeroporto do Farol
terça-feira, novembro 20, 2007
segunda-feira, novembro 19, 2007
Voltando ao licenciamento do Aterro Sanitário para Campos
Fábrica de sindicatos
Memória cultural nos cardápios dos antigos restaurantes do centro do Rio
Estão pagando pessoal com recursos do petróleo
domingo, novembro 18, 2007
Felix Manhães, candidato de oposição à presidência do PT em Campos mostra coerência e prestígio
Este blogueiro junto com grande quantidade de membros da juventude do partido em Campos, liderada pelo jovem combativo, Guilherme Pacheco, mais a membro do diretório municipal, que também representa, as mulheres, a Ana Paula Oliveira usou da palavra e insistiu que “o partido precisa ouvir suas bases que não quer servir de massa de manobra, para escolha de candidatos e sim participar efetivamente do partido com opiniões e propostas”.
A tônica dos discursos foi a necessidade do fortalecimento do PT em Campos e a imediata revisão do acordo político para ocupação de cargos com o velho, desgastado e questionado governo municipal. Nenhuma das políticas, defendidas nacionalmente pelo partido, está sendo implementada. As denúncias de corrupção, mau uso dos royalties com superfaturamentos crescem sem parar até com questionamentos do Tribunal de Contas.
Felix Manhães liderando a chapa “Bote Esta Estrela no Peito” finalizou sinalizando novos rumos dizendo: “É a partir dos diretórios dos partidos políticos que vamos melhorar, a qualidade dos políticos cortando as asas daqueles que elegeram para si e para projetos pessoais e que não tem nada ver com o povo”. Leia mais sobre as idéias do Felix aqui em seu blog.