65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
segunda-feira, novembro 19, 2007
Estão pagando pessoal com recursos do petróleo
A lei proíbe, mas até o TCE-RJ já faz vistas grossas para o uso dos royalties para pagamento dos DAS, os cargos de chefia, que não param de crescer, especialmente em Campos. Além disso, já há também, outro entendimento que com as quotas mensais dos royalties, não se pode pagar pessoal, mas com as chamadas “participações especiais” que são até mais generosas em termos de valores e são pagas trimestralmente, pode.
Por isso, o orçamento de Campos prevê para pagamento de pessoal, no ano que vem, ano das eleições municipais, um valor em torno de R$ 650 milhões, em torno de 50% a mais do que se gastava até 2006. Isto tudo sem falar nas terceirizações e contratações de serviços que, não deixa de ser um tipo de uso de pessoal “disfarçado”. Difícil imaginar como bancar tal situação ao fim destas receitas.
Em função de tudo isso, cada vez mais, com a nova descoberta da área de Tupi, olha-se para a região com olhar cada vez mais atento e desconfiado. Veja aqui comentário feito pelo, Ancelmo Gois, ontem em seu blog.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário