Toda a vez que estes aumentos são liberados volta-se sempre à tona, a discussão do monopólio de certas empresas, no uso das linhas mais rentáveis. Se para receber as contas dos funcionários públicos os bancos são obrigados a participar de uma licitação com leilão para ver quem dá mais por este direito...
Se a escolha das empresas que vão administrar rodovias com a escolha daquelas que vão ter este direito, em troca de valores de pedágios que serão a razão principal da escolha, a pergunta que surge naturalmente é: por quê não se faz um leilão estabelecendo critérios de horários, número e qualidade dos veículos para, em leilão, escolher quais empresas cobrariam menos para ter o direito de explorar estas linhas, como é o caso da rentável linha Campos-Rio?
Campos-Rio tem tarifas até 75% diferentes
Veja abaixo alguns dos valores de linhas intermunicipais operadas em nossa região. Analise e veja como existem valores tão diferenciados para linhas de diferentes distâncias e tipos de pavimentação. Ao mesmo tempo, pode-se verificar a cobrança de tarifas diferenciadas para a mesma distância para ônibus com diferentes equipamentos de conforto. Não se sabe, se há controle para oferta destes diferentes tipos de condução. Observando este item, vê-se que a passagem do trajeto Campos-Rio pode variar em até 75% com valores cobrados desde R$ 38,40 até a R$ 67,05.
Campos - Arraial do Cabo R$ 33,30
Campos - Cabo Frio R$ 31,15
Campos - Armação dos Búzios R$ 28,55
Campos - Niterói (via BR-101) R$ 44,15
Campos - Niterói - (via BR-101) AC R$ 57,35
Campos - Rio de Janeiro - (via BR-101/RJ-124) R$ 51,60
Campos - Macaé - (via RJ-106) A C R$ 16,70
Campos - Rio de Janeiro - (via BR-101/RJ-124) AC R$ 67,05
Campos - Rio de Janeiro - (via BR-101/RJ-104) A O R$ 46,10
Campos - Rio de Janeiro - (via PPCS/via Expressa) A C R$ 46,15
Rio de Janeiro - São João da Barra (via Campos) A C R$ 54,75
Campos - Nova Iguaçu (via BR-101/Macaé) A C R$ 53,55
Campos - Rio de Janeiro - (Especial) A C R$ 38,40
Rio de Janeiro - Morro do Côco A C R$ 52,95
Rio de Janeiro - Farol de São Tomé (via Macaé e Barra do Furado) A C R$ 49,05
Campos - Papagaio (via Jacaré) SA O R$ 5,50
Campos - Grussaí SA O R$ 5,65
Campos - Venda Nova SA O R$ 3,90
Campos - Barra do Açú SA O R$ 9,20
Campos - Barra do Açu (via Baixo Grande) SA CR$ 9,05
Campos - Água Preta SA O R$ 5,35
Campos - Atafona SA O R$ 7,60
Campos - São João da Barra - SA C R$ 6,40
Campos - Barcelos SA C R$ 2,85
Campos - São Pedro do Paraíso SA C R$ 12,00
Campos - Itaperuna - (via Cardoso Moreira) A C R$ 17,90
Campos - Porciuncula SA O R$ 22,25
Porciuncula - Atafona (via São João da Barra) SA C R$ 28,85
Campos - Raposo SA O R$ 21,95
Campos - Bom Jesus de Itabapoana - (via Cardoso Moreira) SA O R$ 16,65
Campos - Itaperuna SA O R$ 16,05
Campos - Cardoso Moreira SA O R$ 7,40
Campos - Nova Friburgo (via Ibipeba) A O R$ 33,75
Campos - Miracema A O R$ 24,00
Campos - São Fidélis (via Ernesto Machado) SA O R$ 8,00
Campos - Quissamã (via Conde de Araruama) SA O R$ 12,85
Campos - Macabuzinho SA C 10,35
Campos - Quissamã (via Carapebus) SA O 17,85
Campos - Quissamã (via Bela Vista) A O R$ 15,80
Campos - Quissamã - (via Dores de Macabú) SA O R$ 8,85
Campos - Outeiro SA O R$ 3,10
Campos - Murundu (via Cardoso Moreira) SA O R$ 11,80
Campos - São Joaquim (via Santa Rosa) SA O R$ 6,10
Campos - Máquina A O R$ 15,00
Campos - Gargaú SA O R$ 9,65
Campos - Barra de Itabapoana (via Salinas) A O R$ 15,80
Campos - Salinas A C R$ 9,65
Campos - Barra de Itabapoana (via Imburi) A O R$ 14,65
Barra de Itabapoana - São João da Barra (via Imburi) A C R$ 23,65
Campos - Praça João Pessoa (via São Luis do Mutuca) A O R$ 13,05
Campos - Conceição de Macabu - SA O R$ 13,75
Campos - Bom Jesus do Itabapoana - (via Santo Eduardo) SA O R$ 16,85
Campos - Bom Jesus do Itabapoana - (via Vila Nova) SA C R$ 16,50
Bom Jesus do Itabapoana - Santa Maria (via Santo Eduardo) SA C R$ 5,30
Campos - São Joaquim (via Vila Nova) SA O R$ 6,10
Clique aqui e veja a lista completa de trajetos e linhas intermunicipais dentro do estado do Rio de Janeiro. Bom lembrar que a regulação desta concessão e os reajustes das tarifas são feitas no estado do Rio de Janeiro pelo Departamento Estadual de Transportes Rodoviários (Detro) vinculado à Secretaria Estadual de Transportes cujo titular é o ex-deputado Julio Lopes.
65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Caro Roberto,
A nossa terra é a terra do faz-de-conta. Não é à toa que a nossa Prefeitura fica em uma rua que dá nome a um personagem (fictício) de livro. Ponciano de Azeredo Furtado para quem não sabe é o Coronel, do Coronel e o lobisomem de JCC.
Um abraço
MC Kbrunco.
Há algum tempo um conhecido programa de Rádio local realizou um abaixo-assinado com grande estardalhaço.
Até agora nada ocorreu pela regulamentação e/ou explicitação das regras que determinam os usos e concessões de linhas rodoviárias para nós aqui da Planície.
O mais preocupante é que instrumentos como os "abaixo assinados", caso não sejam levados adiante recaem sobre o processo de deterioração do instrumento em si.
Ou seja, levam ao mais profundo descrédito do instrumento de mobilização.
Postar um comentário