A estatal do petróleo considera seriamente, a possibilidade de firmar parceria com o consórcio que montará o porto de Barra do Furado. Orçado em R$ 170 milhões o complexo portuário terá um estaleiro, na margem esquerda do Canal das Flechas que pretende atender, os serviços de construção e reparos de barcos de apoio offshore para as plataformas da bacia de Campos.
O complexo ocupará uma área de 168 mil metros quadrados e também servirá de base para o transporte de suprimentos entre o continente e as plataformas e tem previsão de também possuir, um centro de apoio à pesca marítima.
A parceria que a Petrobras analisa leva em conta, o esgotamento do porto de Imbetiba no município de Macaé, por onde, hoje, todas estas operações entre o continente e as plataformas da Bacia de Campos são realizadas. Além disso, o setor de logística da Petrobras tem como meta, a retirada do trânsito de carretas pesadas que hoje circula pelo centro de Macaé para acesso ao porto de Imbetiba.
Em termos de interferência na vida da cidade de Quissamã e Campos, o porto de Barra do Furado precisa considerar qual seria o novo trajeto, por onde circularão o fluxo de cargas pesadas a serem despachadas no novo porto. A Shell e a Repsol que também atuam na exploração de petróleo na bacia também já teriam fechado acordo com o consórcio que fará a gestão do porto de Barra do Furado.
Os responsáveis pelo setor de logística da Petrobras não consideram, a hipótese de uso ou parceria com o porto do Açu, que está sendo construída pela MMX, mas já definiu e comprou uma área no município de Anchieta, vizinho de Guarapari, ao lado do porto de Ubu, onde a empresa Samarco proprietária e gestora do porto exporta minério de ferro. A Petrobras projeta para este porto a estruturação de uma base uma logística de transportes de equipamentos para ancoragem de plataformas mais ao sul da Bacia de Campos.
PS.: Para ver a imagem em tamanho maior clique sobre ela.
65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
3 comentários:
Olá Roberto , gostaria de saber se vc tem alguma novidade recente sobre o começo das obras em Barra do Furado , grata pela atençao ! meu e mail é ellenmanhaes@yahoo.com.br .
Olá Roberto, eu gostaria de saber o trajeto dessa estrada , que inicia em Itaoca e passa pelo os bairros: Fazenda dos Mineiros, Salgueiro e etc...quando essa obra vai iniciar exatamente nesses bairros?
email: peterschimith@gmail.com
Grato aguardo retorno.
Eu ainda não tenho esta informação Peter.
Sds.
Postar um comentário