A crise do gás deve levar, o governo estadual a acabar com o estímulo, à conversão de veículos que hoje têm redução de 75%, no pagamento de IPVA dos carros convertidos a partir do ano que vem. A exceção será aberta para os táxis e para os veículos até aqui convertidos. Isto certamente fará com que estes últimos ganhem, considerável ágio, em futuras comercializações.
Para o leitor ter uma idéia vamos a um exemplo: o IPVA de um Meriva (GM) à gasolina, ano 2003 custa anualmente, em torno de R$ 1.300,00. O mesmo veículo convertido paga apenas R$ 325,00, ou cerca de R$ 1 mil reais, a menos de Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor, por ano.
Não há dúvidas de que com a garantia de que não haverá aumento de IPVA para os carros convertidos até dezembro deste ano, a conversão até esta data, será um importante diferencial na hora do troca destes veículos. O mercado parece que ainda não se deu conta disso. Quando isso ocorrer, as convertedoras viverão um final e um início de ano de extremos: primeiro um acúmulo de demandas e depois um vazio que certamente levará ao fechamento da maioria delas.
65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
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