A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) confirmou, na semana passada, que em convênio com a Fundação Educacional de Macaé (Funemac) vai realizar, no segundo semestre do ano que vem, seu primeiro vestibular em Macaé para três cursos de engenharia: civil, mecânica e de produção.
Por coincidência, também na semana passada, a tradicional e conhecida empresa do segmento de petróleo, Halliburton, informou estar com problemas para contratar profissionais graduados em Engenharia de Petróleo, por falta de mão-de-obra qualificada no mercado.
A UFRJ é uma das últimas universidades entre as públicas do estado a tomar a decisão de se interiorizar. O acordo com a prefeitura de Macaé, através da Funemac, possibilitará a ida, de pelo menos mais cinco cursos de graduação, em 2009, para o município sede da Bacia de Campos. A oferta, no médio prazo, tenderá a inibir a procura por tais cursos em Campos, hoje ofertado na maioria das instituições de ensino superior instaladas no município.
65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
Nenhum comentário:
Postar um comentário