65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
domingo, dezembro 16, 2007
A lenga-lenga da BR-101
A Justiça Federal de Brasília suspendeu a homologação do leilão de concessão do trecho da rodovia que liga, a ponte Rio-Niterói e a divisa com o ES. A liminar foi concedida por uma ação (não de políticos falantes da região) mas, pura e simplesmente pelo consórcio AB-Vias, concorrente derrotado pela vencedora OHL, no leilão do dia 9 de outubro. A AB-Vias, neste mesmo leilão ganhou a concessão do trecho da BR-153 em São Paulo, a rodovia que também é chamada de Transbrasilian.
Outro trecho, do total de sete lotes de rodovias federais ofertados no leilão, cuja homologação foi suspensa, foi a da BR-393 (Divisa MG/RJ – Entr. BR-116 - Via Dutra) cuja concessão também se encontra, sob judice.
As homologações dos demais trechos foi publicada na quinta-feira, 13 de dezembro de 2007, no Diário Oficial da União. A previsão é que os cinco trechos concedidos e homologados sejam assinados, até o dia 11 de fevereiro de 2008, ou sessenta dias, a contar da data da publicação. A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) tem expectativa de caçar estas duas liminares que impediram a homologação nesta próxima semana, antes do recesso da justiça.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário