65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
sexta-feira, janeiro 18, 2008
Linhas de ônibus interestaduais serão licitadas. Por que não as intermunicipais?
Os jornais de hoje trouxeram a informação de que a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) vai abrir ainda este ano, pela primeira vez, licitações para todas as rotas interestaduais. Serão cerca de três mil licitações.
A matéria diz que “a idéia é ampliar o número de concorrentes e baixar o preço das passagens”. Percebe-se também que há a intenção de aumentar a concorrência, não só na licitação, mas na prestação dos serviços. Neste sentido, o filé mignon do setor que é a ligação entre o Rio e São Paulo “deverá passar a contar com seis empresas, contra as quatro atuais”.
Bom que o excelente relacionamento entre Lula e Cabral favoreça a exportação desta idéia para o nosso estado. Tenho dúvidas se o espetaculoso secretário estadual de Transportes, Julio Lopes teria este interesse.
As linhas intermunicipais em nosso estado têm empresas penduradas na mamata há décadas, com serviços no mínimo questionáveis e tarifas salgadas e ainda com o direito a monopólio.
No estado do Rio de Janeiro, um dos filés mignons é a nossa linha entre Rio e Campos. Um bom leilão em que o vencedor fosse o que tivesse a menor tarifa-teto, com a concessão do direito de exploração a pelo menos duas empresas poderia melhorar sensivelmente, os problemas da qualidade e dos preços dos serviços atualmente prestados pela Viação 1001.
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