65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
terça-feira, janeiro 29, 2008
Recursos para o porto de Barra do Furado só em 2009
Agora no meio da noite, a assessoria de comunicação da secretaria estadual de transportes, informou que na parte administrativa da reunião no Palácio Laranjeiras do governador Sérgio Cabral e o ministro dos Portos, Pedro Brito, “acertaram a inclusão, no orçamento de 2009 do Ministério dos Portos, dos recursos para dar continuidade às obras de implantação do Complexo Logístico e Industrial da Barra do Furado, na divisa dos municípios de Campos dos Goytacazes e Quissamã, no Norte Fluminense”.
“O projeto, que está sendo coordenado pela Secretaria de Transportes, pretende transformar a área no entorno do Canal das Flechas em um centro de apoio ao desenvolvimento das atividades complementares à exploração petrolífera da Bacia de Campos. Os recursos do Ministério dos Portos, a serem investidos a partir de 2009, serão destinados à construção do complexo industrial”.
“Antes, serão realizadas obras de dragagem, para tornar o canal da Barra do Furado navegável e viabilizar a implantação do empreendimento, que também receberá recursos da iniciativa privada. Nesta primeira fase, a ser executada ainda este ano, serão investidos R$ 60 milhões, valor que está sendo custeado pelas prefeituras dos dois municípios”.
“Nessa primeira fase, de dragagem, serão retirados cerca de dois milhões de metros cúbicos de areia do canal, que é a principal ligação da Lagoa Feia com o mar. Sua profundidade, que hoje é de apenas dois metros, será ampliada para sete metros, tornando possível a passagem dos navios que servem à Bacia de Campos. Paralelamente à dragagem, será construído um sistema de by-pass fixo, com o objetivo de impedir novo assoreamento”.
“O Complexo de Barra do Furado prevê a instalação de um estaleiro de construção e reparos navais, de uma base de apoio offshore e de um entreposto pesqueiro para atender aos barcos de pesca da região da Barra do Furado e do Farol de São Tomé. Em uma segunda etapa, está prevista a implantação de um condomínio industrial e de serviços”.
Não há ainda informações, sobre a parte política da reunião do governador Cabral com o prefeito de Campos, Alexandre Mocaiber.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
ola .
Gostaria de saber qual a profundidade atual do canal da barra do furado
Postar um comentário