segunda-feira, fevereiro 11, 2008

Ano letivo começa: que seja efetivamente proveitoso!

A maioria das escolas, faculdades e universidades começa (corrigido) hoje, o ano letivo de 2008. Algumas outras adiaram seu início para a próxima segunda, dia 18 de fevereiro. Esta primeira semana é sempre pesada para se mudar o ritmo dos estudantes. Na próxima domingo, com o fim do horário de verão e o atraso de uma hora nos relógios, eles terão mais facilidade para ajustarem seus relógios biológicos, ao novo ritmo que também é demando de professores além de disposição e criatividade.

Em tempos de internet e novas tecnologias, ninguém agüenta mais professores dando aulas como há trinta anos atrás. Numa época em que o acesso a informações era mais difícil. Embora seja lugar comum na teoria, mas não na prática, o professor hoje deve ser articulador da aprendizagem. Estimulador de descobertas, inovações, debates e formulações de opiniões.

Porém, mesmo nesta parafernália de tecnologias, não há outro modo de aprender que não seja estudando. Verdade que o estudo hoje, mais que ontem, ele acontece até em meio ao lazer, mas é impossível aprender sem estudar. E neste aspecto o professor deve ser estimulador, instigador e não e apenas, um cobrador. Mas, também é verdade a garotada não está a fim de cobranças. Enfim, boas e proveitosas aulas no ano letivo que começa.

Infelizmente, este não é o caso deste blogueiro, que como professor, terá, até o final de março, o compromisso, junto com os demais professores do Cefet Campos, de concluir, o ano letivo de 2007, ainda não encerrado, por conta do atraso nos calendários letivos dos anos anteriores, por conta de paralisações dos servidores. Ainda assim, o desejo do blog que se tenham bons e valorosos aprendizados.

Nenhum comentário: