Marcelo Viana Estevão de Moraes assumiu a importante secretaria do Ministério do Planejamento em Brasília. Marcelo que tem 47 anos é advogado formado na UFRJ e está em Brasília, desde 1986, quando cursou a Escola Nacional de Administradores Públicos montada durante o governo Sarney, cuja seleção de alunos foi disputada por mais cem mil concorrentes. Marcelo que é também especialista em assuntos de Previdência Social já ocupou a secretaria executiva deste ministério e até ser convidado, para o atual cargo era um dos assessores do ministro do Planejamento, Paulo Bernado.
A Secretaria de Gestão do Ministério do Planejamento assumida por Marcelo Viana tem sob seu controle três departamentos: Departamento de Programas de Gestão, Departamento de Fomento Gerencial e Departamento de Análise e Monitoramento da Força de Trabalho. Suas principais atribuições são: coordenar, orientar e supervisionar a elaboração de políticas e diretrizes de governo para a gestão pública; formular, propor, coordenar e apoiar a implementação de planos, programas, projetos e ações estratégicos de transformação da gestão pública; gerir as atividades referentes ao dimensionamento da força de trabalho, incluindo-se a autorização para a realização de concursos públicos; propor políticas e diretrizes relativas aos dirigentes públicos, às carreiras e às funções da alta burocracia, etc.
65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário