65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
sexta-feira, fevereiro 29, 2008
Petroleiros continuam manifestação por mais segurança do trabalho na Bacia de Campos
Mais de doze plataformas da Bacia de Campos estão com parte de suas atividades paralisadas, com a decisão de seguir a orientação da direção do Sindipetro NF que propôs a suspensão de emissões de PTs (Permissões de Trabalho) nas plataformas.
Dez petroleiros recusaram hoje pela manhã embarcar em helicóptero da BHS
Além disso, o site do Sindipetro NF diz que os “petroleiros de P-08 exercem Direito de Recusa”, (previsto na legislação trabalhista e também no Acordo Coletivo de Trabalho - ACT) “e não embarcaram hoje pela manhã no helicópteros da BHS”, a empresa proprietária dos helicópteros envolvidos nos três últimos acidentes com vítimas nas aeronaves na Bacia de Campos.
“Dez petroleiros, cinco de empresas privadas do setor petróleo e cinco da Petrobrás, não atenderam ao chamado para entrar no vôo das 9h30. Eles aguardam a indicação de uma aeronave de outra empresa para voar.
"O Sindipetro-NF presta total solidariedade aos petroleiros da P-08 neste movimento pioneiro. O Departamento Jurídico e toda a diretoria da entidade estão a postos para prestar assistência e combater eventuais pressões da empresa sobre os trabalhadores".
"O Direito de Recusa é uma conquista dos trabalhadores e deve ser exercido. Dado o histórico de acidentes envolvendo a BHS, a aplicação da cláusula 107 é completamente legítima neste caso”.
A diretoria do Sindipetro NF ainda está colhendo posição das assembléias dos trabalhadores das plataformas, quanto à proposta de uma greve de três dias, nos próximos dias 7, 8 e 9 de março, também a favor do aperfeiçoamento da segurança do trabalho no transporte e nas atividades off shore.
Acompanhe detalhes sobre toda esta movimentação aqui no site do Sindipetro NF.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário