sexta-feira, fevereiro 08, 2008

Por quê blogar?

O blog do Mello passou a existir depois deste. Começou em abril de 2005 e hoje, ao contrário já é uma das referências sobre política e cotidiano do país. Por isso concorre este ano ao prêmio iBest. Mello quando começou escreveu um este interessante texto que este blog entende que serve, para quem ainda não se familiarizou com este ambiente. Assim falou Mello: "Para muitos dos que ainda não criaram seus blogs, os que o fizeram são apenas, ou bastante, narcisistas. Não há como negar o narcisismo, mas levanto um outro ponto de vista: mais narcisistas são os que alugam a mulher (ou o marido), os vizinhos, o dono do bar, os colegas de trabalho e a família com suas opiniões sobre tudo e todos, mas não se arriscam a postá-las num blog. Porque num blog – e aí está o grande barato dele – há a possibilidade dos comentários... E você não sabe nunca quem vai ler aquilo que postou. Muito menos como suas palavras serão interpretadas. Mais ainda: os que o criticarem não o estarão fazendo em particular, mas também para toda a rede... Você fica nu em público – e sem photoshop... É um pouco de exibicionismo sim, mas é também dar a cara a tapa, ousar opinar num mundo cada vez mais pasteurizado. Postar num blog tem um sentido mais amplo que apenas exibir-se: é expor-se ao contraditório. Falamos para ouvir também. Opinamos para ouvir as opiniões dos outros. Por isso é tão chato quando as pessoas não discutem a postagem que comentam e ficam falando de assuntos que nada têm a ver com ela. Você fala de borboletas, e eles vêm falar que você é Lula ou FHC. Não apreciam nada do vôo... Fazer o quê? Há os petistas e os antipetistas. Os governistas e os antigovernistas. Ou melhor: a mim me parece que são os antipetistas contra os antiantipetistas. E os antigovernistas contra os antiantigovernistas. Porque essas pessoas são apenas do contra, do “anti”, não querem o diálogo, a opinião diferente. É uma pena. Porque com os grupos de comunicação cada vez mais nas mãos dos grandes conglomerados, a notícia independente vai estar cada vez mais na rede. Sorte sua, leitor, que sabe aproveitá-la. Azar de quem ainda não o faz – mas que, espero, com o tempo aprenderá". Gostou? Então leia aqui o blog do Mello.

2 comentários:

Anônimo disse...

Gostei. Não é a tôa que seu blog vai concorrer ao prêmio IBEST. Mas, sem querer jogar "confete", seu blog Roberto, está muito bom. Se concorrer a algum prêmio parecido, com certeza, ficará com as melhores colocações.
Parabéns! Um abraço.
Vitor Longo Braz.

Luiz Felipe Muniz disse...

Também gostei, Roberto.

A velocidade com que tudo hoje esta se dando, fará dos blog's um bom refúgio aos antenados e uma boa morada para os que desejam de fato contribuir com idéias e opiniões mais reais, mais éticas, mais complexas, mais responsáveis...

O blog do Melo foi muito feliz em seu comentário sobre os que apostam no plano bi-dimensional do atual jogo de poder mantido pelos meios de comunicação de massa com suas vinculações partidárias e seus narcisistas de plantão.

Mandou bem! E olha que estamos só na pré-história desta era da informação!