65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
quarta-feira, fevereiro 27, 2008
Sobre as mortes no acidente de helicóptero
Ao contrário do que foi informado durante a noite, inclusive pelo Jornal da Globo, a Petrobras acaba de informar em seu site que o corpo encontrado não foi do co-piloto da aeronave. A informação diz: “O co-piloto que conduzia o helicóptero, Sérgio Ricardo Muller, está internado no Hospital Municipal de Macaé, em condições estáveis”
A nota diz ainda que “foi confirmado o óbito de Marcelo Manhães dos Santos, da empresa Sparrows BSM Engenharia. Outros dois corpos foram localizados no interior da aeronave, no fundo do mar, ainda sem identificação, em processo de resgate”.
A Petrobras não diz, mas petroleiros que atuam na Bacia já identificaram, o petroleiro morto, Marcelo Manhães dos Santos da BSM, como sendo um técnico de segurança do trabalho.
Atualizado às 11:36: A Petrobras está também anunciando que o diretor de Exploração e Produção da Petrobras, Guilherme Estrella, e gerentes da área de E&P da Companhia concederão às 14 horas, uma coletiva de imprensa para prestar esclarecimentos sobre o acidente no auditório da UN-BC Carlos Walter Marinho em Imbetiba, Macaé - RJ.
Atualização às 12:3o: Estranho que vinte horas depois da ocorrência da queda da aeronave a Petrobas não tenha divulgado ainda a relação de passageiros e tripulantes do helicóptero acidentado.
Atualizado às 12:36: Só agora a lista de passageiros foi liberada pela Petrobras: foram resgatados com vida Sérgio Ricardo Muller, da BHS Helicópteros; Daniele Madureira Neto, da BHS Helicópteros; Sandro Venâncio, da Accenture do Brasil; Adriano de Souza Rodrigues, da De Nadai Serv. de Alimentação; Alessandro Moraes Tavares, da De Nadai Serv. de Alimentação; José Carlos Bezerra do Nascimento, da De Nadai Serv. de Alimentação; Jefferson Lemos Macedo, da Falcão Bauer; Marcos Antonio Rodrigues, da Sulzer Brasil S.A.; Jailson Moraes Bastos, da Techint S.A.; Julio Ribeiro da Silva, da Techint S.A. e Valéria Cristina Taveiros, da Elfe Solução em Serviços Ltda. Quatro funcionários da Petrobras também foram resgatados com vida do helicóptero: Alessandro Gomes das Chagas, Sérgio Borges Cordeiro, Wilson Ferreira da Silva e Marcelo Pereira Maceira.
Estão desaparecidas, ou não identificados os passageiros: Paulo Roberto Veloso Calmon, piloto do helicóptero; Durval Barros da Silva, da De Nadai Serv. de Alimentação; Guaraci Novaes Soares, da De Nadai Serv. de Alimentação; e o funcionário da Petrobras Adinoelson Simas Gomes. Até agora, o único corpo identificado foi o do técnico Marcelo Manhães dos Santos, de 28 anos, da empresa Sparrows BSM Engenharia. Marcelo era técnico de segurança da empresa que presta serviço à estatal e morava em Rio das Ostras.
Atualizado às 12: 44: Do jornalista campista Aloysio Balbi correpondente de O Globo Online: "Sete pessoas que estavam a bordo do helicóptero da BHS que caiu terça-feira na Bacia de Campos deram entrada, na tarde desta quarta-feira, no hospital da Unimed de Macaé, onde estão internadas. São elas: a co-piloto da aeronave Daniele Madureira Neto; Sandro Venâncio, da empresa Accenture do Brasil; José Carlos Barreto do Nascimento, da Nadei Serviços de Alimentação; Jefferson Lemos Macedo, da Falcão Bauer; Marcos Antônio Rodrigues, da Sulcer Brasil S/A; Jaílson Moraes Bastos, da Techint S/A; e Wilson Ferreira da Silva, da Petrobras. Segundo o hospital nenhum deles corre risco de morte".
Atualizado às 13:06: Manifestação no aeroporto de Macaé suspendem 26 vôos na manhã desta quarta-feira - A Petrobras ainda não confirma, mas é provável que os vôos para transporte de funcionários da Petrobras, para as plataformas da Bacia de Campos continuem suspensos, também durante esta tarde, só sendo retomado, na manhã da quinta-feira. Hoje pela manhã 26 vôos foram cancelados em função de uma manifestação organizada pelo Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense (sindipetro) que exige mais segurança nos vôos da Bacia de Campos. Leia mais detalhes aqui no site do Sindipetro.
Atualizado às 13:12: O Sindipetro-NF protocolou hoje na Petrobrás documento indicando o diretor Valter Oliveira para participar da comissão de apuração do acidente com o hlicóptero da BHS. Em nota no site do sindicato é informado que "a participação do sindicato em comissões de acidentes foi uma conquista dos trabalhadores, garantida pela cláusula 95 do Acordo Coletivo. O NF sugeriu, no documento, a participação dos sindicatos dos Aeronautas e dos Aeroviários na comissão".
Atualizado às 16:30: Do site Click Macaé: "Após o pouso forçado do helicóptero na água, os flutuadores foram acionados. A aeronave permaneceu por mais algumas horas na posição emborcada antes de afundar. Na ocasião, o mar encontrava-se agitado e os ventos moderados".
"No momento do acidente, as informações da Rede de Meteorologia do Comando Aeronáutico eram de que as condições de vôo estavam normais e o espaço aéreo, aberto para vôos na área".
"A Petrobras também suspendeu as operações com 2 helicópteros do mesmo modelo, de propriedade da empresa BHS, até que sejam feitas as avaliações das aeronaves, junto ao fabricante. A Petrobras instaurou uma comissão interna de acompanhamento da investigação do acidente, que será feita pelos órgãos competentes (Marinha, Aeronáutica e Policia Civil)".
Atualizado às 17:24: "Diretor do E&P dá entrevista na Bacia de Campos"
"Com o intuito de esclarecer o acidente com o helicóptero Super Puma L2, ocorrido na tarde de ontem, 26, o diretor de Exploração e Produção da Petrobras, Guilherme Estrella, concedeu entrevista coletiva nesta quarta, às 15h, no Auditório Carlos Walter Marinho Campos em Imbetiba.
Estrella destacou que a preocupação maior da companhia neste momento é resgatar a integridade emocional dos acidentados e assistir da melhor forma possível os familiares. O diretor citou o Peo-Tram – Programa de Excelência Operacional no Transporte Aéreo e Marítimo – criado com o objetivo de buscar excelência em segurança de vôo e transporte marítimo.
O diretor Estrella, o gerente executivo do Sul-Sudeste, José Antônio Figueiredo, o gerente executivo do E&P-SERV, Erardo Barbosa, o gerente executivo do E&P-CORP/SMS, Ricardo Azevedo, o gerente geral da UN-BC, Carlos Eugenio Melro Silva da Resurreição, o gerente geral da US-TA, Ricardo Albuquerque Araújo e o gerente geral da US-SUB, Maurício Antônio Costa Diniz estão, desde o acidente, acompanhando em Macaé o desenrolar das investigações. A equipe da US-SUB continua a realizar buscas por pessoas, com robôs submarinos".
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário