66 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
sábado, março 08, 2008
Campos e sua história – VI
De Osório Peixoto Silva em “500 anos dos Campos dos Goytacazes”:
Nossa antiga relação com o petróleo
“Campos foi o único município do interior brasileiro a contar com um Centro de Estudos em Defesa do Petróleo e um de seus dirigentes, o médico João Barcelos Martins foi por duas vezes prefeito da cidade, mostrando o prestígio que a campanha pelo petróleo trouxe para o político campista”.
“No dia 10 de abril de 1950 instala-se a Conferência Municipal de Defesa do Petróleo...” “É eleita nova diretoria do Centro Municipal de Defesa do Petróleo tendo como presidente Arthur Lontra Costa (presidente também do PSB estadual) participando ainda o vereador Oswaldo Cunha da UDN e Nelson Martins do PSB. São também membros diretores Heraldo Viana, Ari Coelho, Ari Bueno, agrônomo Edilberto Amaral, Delson Gomes e outros membros da sociedade campista. No dia 11 de julho o Centro Municipal de Defesa do Petróleo realiza comício na praça São Salvador tendo como oradores o deputado federal José Lionel, da UDN de Niterói, Dr. Arthur Lontra Costa, Ari Coelho, vereador Gentil de Castro Faria do PSB e outros. O comício é em defesa do monopólio estatal do petróleo e de minerais radioativos e contra a guerra atômica”.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário