66 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
segunda-feira, março 10, 2008
Campos e sua história – VIII
De Osório Peixoto Silva em “Os momentos decisivos da história dos campos dos goitacazes”:
Vem de longe...
“Tudo ia muito bem, com os índios ajudando novamente, numa cópia do que já acontecera há 50 anos na Vila da Rainha, quando Gil de Góis resolve adotar uma indiazinha, que batiza com o nome de Catarina”.
“Quebradíssimo, igual ao pai, Gil de Góis viaja para Portugal em busca de dinheiro, com seu sócio Domingos Leitão. E a indiazinha fica indefesa nas mãos de dona Chiquinha. A índia crescera em porte e formosura, deixando o donatário cheio de desejos e sua mulher, dona Chiquinha, louca de ciúmes...”
“A indiazinha Catarina, corpo marcado pelas chibatadas, as belas pernas cortadas pelos espinhos, trajos em frangalhos, relata a seus irmãos índios o suplício que sofrera nas mãos de dona Francisca Aguilar Manique”.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário