65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
domingo, março 16, 2008
De Illinois, EUA, cientista político comenta situação política de Campos
O blog recebeu por e-mail, do cientista político, Vitor de Moraes Peixoto uma opinião abalizada sobre o quadro político de Campos. Lá dos EUA ele acompanha, pela internet, os desdobramentos, desde, o nosso 11 de março. Vitor é mestre e doutorando pelo IUPERJ, e Visiting Scholar na University of Illinois at Urbana-Champaign, onde desenvolve pesquisa sobre Partidos e Eleições (mais especificamente Financiamento de Campanhas) e assim comentou a situação de Campos:
“Para entender Campos... será?”
“Daqui de Illinois/US acompanho extasiado, as notícias sobre a política municipal campista. Através de e-mails de amigos que ainda moram na cidade, assim como por seu blog. Por isso escrevo para parabenizá-lo pelo trabalho.
"Morei em Campos por 6 anos e fui aluno de graduação da UENF. Sempre soube dos desmandos da política local, era uma tarefa simples desconfiar: bastava analisar os fins (situação dos serviços públicos na cidade) para perceber desvirtuamentos nos meios (administração perdulária e com altos recursos disponíveis). Com algumas parcas técnicas estatísticas era possível identificar Campos como um outlier, estrondoso orçamento per capita e calamitosos indicadores sociais. Alguma coisa havia de errado".
"O que eram fortes desconfianças se tornaram certezas quase absolutas! Que o poder judiciário assuma suas prerrogativas constitucionais e atue dignamente, mas que a população não seja eximida da responsabilidade. Elegeram esses senhores, ora bolas! E não foi por falta de oportunidades, tiveram várias chances, mais do que qualquer outro município brasileiro (quantas eleições foram mesmo nesses últimos 12 anos?). Será que não aprenderam?"
"Não adianta culpar a falta de educação ou a miserabilidade do povo, porque quem os elegeram não foram somente os pobres deseducados. As classes mais abastadas se alimentam desse processo, não somente compactuam como se retro-alimentam. E lembro que os argumentos que justificaram por muito tempo a ausência de democracia eram exatamente a incapacidade do povo (sempre deseducado e desinformado). Por isso fico extremamente assustado com tanto otimismo depositado no Sr. Henriques. A crença dogmática em Messias nunca traz bons sinais!"
"Fico com sentimentos de muito poderia mudar, mas será que em Campos existe classe política não comprometida com um dos dois grupos? Aliás, qual é mesmo a divergência ideológica entre Garotinho e Arnaldo? Quem hoje não seria, na política municipal campista, fruto/cria do grupo político do Garotinho?"
"É mais do que chegada a hora dos movimentos civis organizados atuarem. Não como canais de fofocas políticas que apenas alimentam a curiosidade hipócrita do grupo adversário, mas como atalhos informacionais que possibilitem um eficiente controle democrático".
"Um bom começo foi dado por seu blog. Mas é preciso ir além, por que não sugerir que todas as ordens de pagamentos da prefeitura (toda execução orçamentária) tenha imediata publicação na internet? Discriminando o valor, o beneficiário e a contrapartida. Vamos e venhamos, não seria tarefa tão complexa assim".
"Acredito também que você poderia sugerir a instalação de pregão eletrônico em seu blog. Pelas experiências do Estado de São Paulo, Sabesp e COPASA (essa em Minas), pode-se afirmar que seriam muito interessantes para o caso de Campos".
"Um grande abraço,
Vitor Peixoto
Cientista Político - IUPERJ"
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário