65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
segunda-feira, março 17, 2008
Três medidas necessárias e possíveis para o prefeito interino de Campos
Os comentários feitos por leitores deste blog, assim como sugestões postadas, em outros blogs da região vão enriquecendo o que poderiam ser boas iniciativas, a favor da transparência na execução orçamentária, a serem implantadas, a partir agora na prefeitura de Campos. Elas ajudariam a construir uma crença, ou não, de que algo, pode e deve ser mudado.
A primeira: publicação imediata na internet, de tudo que o prefeito interino está pagando. O beneficiado, valor e descrição sucinta do serviço ou compra efetuada. Para fazer isto é só ter algum dos 37 mil servidores anotando estes dados de todas as ordens de pagamento assinadas pelo ordenador de despesas, seja ele, o prefeito, ou secretários e presidentes de empresas municipais que têm autorização em lei para isso;
Segunda: a implantação do pregão eletrônico para compras e contratação de serviços. Como já existe uma estrutura de pregão é só estendê-la à rede, para dar mais transparência e divulgação, aumentando assim também a concorrência com a participação de novos fornecedores de materiais e serviços.
Terceira: A publicação diária (poderia ser até o início do dia seguinte) do valor que a PMCG tem em caixa e o tamanho dos restos a pagar e dos valores já emprenhados, mas ainda não pagos.
Na fase inicial, mesmo que seja de um governo em andamento, é mais fácil de implementar uma nova sistemática. Isto se dá, até pelas mudanças de pessoas e métodos de trabalho, nas diversas secretarias, gerências e setores, senão, se fica para depois, aí depois, depois... Aguardamos e cobraremos estas medidas.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
3 comentários:
O mar de lama (versão 2008)
Seja bem vindo ao mar de lama obscura
Quefez morada na minha cidade
Transformando-a em estranha criatura
Mancomunada com a imoralidade...
Seja bem vindo ao mar de lama impura
Que encheu de sombra escura a claridade
Como se fosse uma doença sem cura,
Um cancer descoberto muito tarde...
Seja bem vindo à imensa lamaceira
Que fez da minha cidade uma lixeira
E hoje é parte da sua própria vida...
Seja bem vindo ao mar de lama, irmão...
É como se não houvesse outra opção...
É como se não houvesse outra saida...
Cuidado Roberto que o tal do Xacal vai te chamar de ingênuo!
Concordo plenamente com vc!
Quanta preocupação com o Xacal, hein...
Cuidado pode ter um embaixo de sua cama...
Postar um comentário