66 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
segunda-feira, abril 07, 2008
Brasil e México podem criar uma terceira empresa entre a Petrobras e a Pemex
Na semana passada, o presidente Lula propôs ao presidente mexicano, Felipe Calderón, a criação de uma terceira companhia petrolífera entre Petrobras e Pemex. A aliança foi proposta baseada nos recentes problemas sofridos pela companhia mexicana, por conta da queda em sua produção de petróleo. Anteriormente, esta mesma aliança havia sido recusada pela oposição mexicana.
O ministro das Minas e Energia, Lobão, que participa da Segunda Conferência de Ministros de Energia da África, América Latina e Caribe, realizada em Cancun, disse que na nova empresa ambos os governos teriam uma participação acionária de 50%.
Na mesma reunião com parlamentares, a secretária de Energia do México, Georgina Kessel, disse que o governo não determinou ainda quais são as soluções para a situação da Pemex, que por sua pesada carga tributária deixa a maior parte dos lucros nos cofres do Estado. O presidente mexicano defende que a empresa poderá operar em qualquer parte onde a Petrobras está presente e citou os casos de Angola, Argentina, Bolívia, Colômbia, Estados Unidos, Guiné Equatorial, Nigéria e Trinidad e Tobago.
O ministro brasileiro informou ainda que a Petrobras poderá oferecer seus serviços à Pemex para a realização de trabalhos em águas profundas no Golfo do México. O México é um dos dez maiores produtores e exportadores de petróleo do mundo e um dos três principais fornecedores dos Estados Unidos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
5 comentários:
Roberto,
Isso é tudo que os EEUU não querem ouvir...
A América Latina unificando soluções para a questão energética...
Vem sabotagem por aí, aguarde a grita da mídia conservadora...
Xacal, putz! Calma criatura. Ou vc fica no otimismo estonteante ou no pessimismo avassalador? Tirem o buropirona da criança! rs,rs,rs,rs...
Grande abraço,
é bupropriona...meu caro, não é transtorno bi-polar é só tempo de janela...
vc não lembra a questão do gás boliviano e a ajuda a PDVSA na greve dessa empresa...?
Beremiz não consegue nem escrever, imagina pronunciar esse princípio ativo! Mas dei boas risadas imaginando o Lula tentando falar esse troço, rs,rs,rs...
Mas foi só uma brincadeira com Xacal. Melhor rir do que se irritar com provocações dos Garotescos de plantão!
Grande abraço,
of course, mon ami...
Se prepare, o jogo vai ser pesado e sujo, como briga do Napô e Bacelar na lama...
Postar um comentário