quinta-feira, abril 03, 2008

Norplan Engenharia apresenta suas credenciais

O blog postou nota (veja aqui) no dia 28 de março mostrando, o despejo e o espalhe de lixo, em uma área à beira da estrada do Carvão, próximo ao trevo da estrada dos Ceramistas. As condições do desejo e o tipo de lixo ali espalhado são similares a de um lixão que inclusive invadia a pista no momento do despejo.

No início desta semana, este blog foi procurado pelo engenheiro Márcio Carvalho Piraciaba que fez questão de apresentar os objetivos da empresa Norplan Engenharia proprietária do caminhão e da caçamba, na oportunidade fotografada, que é especializada em reciclagem de resíduos sólidos inertes, especialmente os oriundos de obras da construção civil.

O sócio-diretor da Norplan falou dos investimentos que está fazendo, nos resultados que eles poderão trazer para o município, na medida em que ajudará a reduzir os rejeitos que hoje atingem o meio ambiente e sobre o início das atividades até o segundo semestre, de uma usina de processamento deste material coletado, que no momento aguarda licença ambiental para ser instalada naquela área do Carvão.

Indiscutível é o entendimento do blog, sobre a importância do citado empreendimento para a cidade e, por isso merece referências, da mesma forma que apesar das explicações de que o despejo naquele local se tratou do interesse de um empresário vizinho, dono da área que o havia solicitado aquele despejo de entulho. Este misturado ao lixo orgânico lá depositado anteriormente, demonstrava algo semelhantes aos terrenos baldios que nos diversos bairros da cidade viraram escoadouros desorganizados do lixo oriundo dos moradores vizinhos que, inclusive, fez a Rede Blog denunciar por duas vezes, o fato aqui neste espaço virtual.

Bom saber, que um problema pontual tenha escondido uma boa proposta de empreendimento ambientalmente sustentável. Melhor ainda, que haja cuidado na forma de realização e ordenação destes despejos e que o mesmo se dê em área autorizada pelo poder público, depois da identificação das suas implicações ambientais.

Veja abaixo a carta endereçada, por solicitação do blog para levar a questão conhecimento dos seus leitores, assim como algumas imagens do que pretende ser o investimento da citada empresa:

“Campos dos Goytacazes, 02 de Abril de 2008”
“Prezado Senhor,
Em razão da notícia veiculada no blog
http://robertomoraes.blogspot.cocom/, informamos:

Diante do crescimento no setor imobiliário da construção civil, Campos passou a gerar um volume considerável de resíduos sólidos inertes (entulhos) e enfrentar um sério problema devido à falta de política pública de gerenciamento de resíduo sólido inerte eficaz.


Com este panorama, surgiu a Norplan Engenharia, com uma proposta inovadora e desafiadora de construir, com recursos próprios, a primeira Usina de reciclagem de resíduos sólidos inertes provenientes da construção civil em nossa cidade, adquirindo duas áreas para instalação da referida Usina, onde estão sendo conduzidos os materiais gerados pelas obras do nosso município.

Os trabalhos de coleta já foram iniciados, despertando a atenção da população, que solicita a retirada de materiais, e também seu fornecimento para fins diversos, como ocorrido na matéria em questão.

O nosso desafio é que no período de seis meses nossa Usina esteja em pleno funcionamento. Informamos ainda que a partir do ano de 2006 passamos a utilizar apenas madeira certificada em nossas construções, bem como desenvolvemos projeto para o reaproveitamento de água potável em edifícios residenciais (v.g. Ed. Gare).

Acreditamos que o histórico de nossa trajetória pessoal e empresarial por si só nos qualifica e apresenta resposta para eventuais interpretações equivocadas sobre nossa conduta.

Por fim solicitamos ao Moderador deste conhecido e respeitável blog que publique as presentes considerações em homenagem ao democrático princípio do contraditório.
Na de sua compreensão,
Subscrevemo-nos
NORPLAN ENGENHARIA LTDA.”

PS.: Se desejar ver as imagens em tamanho maior clique sobre elas.

Nenhum comentário: