Leia e acompanhe aqui suas manifestações oriundas de diferentes territórios, mas fincado em pontos comuns nos quais os nossos Campos são alvo e objetivo.
66 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
sábado, abril 12, 2008
Outros Campos é mais um blog
Vitor Peixoto, cientista político, mestre e doutorando pelo IUPERJ, visiting scholar UIUC nos EUA, Brand Arenari, sociólogo e doutorando em sociologia, na HU-Berlin, Alemanha, George Gomes Coutinho sociólogo e doutorando em sociologia política pela UENF, Fabrício Maciel, mestre em políticas sociais pela UENF e pesquisador do CEPEDES/UFJF e Roberto Dutra Torres Júnior, sociólogo e mestre em Políticas Sociais pela UENF se juntaram e criaram o blog “Outros Campos” que reflete uma visão conjunta deste grupo que tem muito a contribuir no bom e desejável debate.
Assim começaram postando: “No caso das Ciências Sociais em Campos, propomos o desafio de ir além desta visão unilateral. O convite é para que pensemos Campos como um contexto que expressa contradições e problemas típicos de tudo que é contemporâneo e parte indissociável de nossa modernização. Nossa cidade não é ilha com fatores internos capazes de explicar o que nela acontece. Somos o reflexo, às vezes em teor mais nítido, de todas as influências que a modernização capitalista produziu no Brasil, sobretudo em combinação com a "herança escravocrata", tão forte aqui”.
"Todos nós que compomos este projeto "Outros Campos", assim batizado por Fabrício Maciel, fomos contemporâneos na Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF) onde, já há alguns anos, debatemos em caráter formal ou informal os embaraços e vantagens de sermos um grupo social que ainda figura como "corpo estranho" na vida social campista. Muitos de nós nasceramos aqui ou na região, mas podemos entender que todos somos descendentes de uma extensa "Campos histórica", se assim quisermos, dado que identificamos práticas políticas e culturais similares no Norte e Noroeste fluminense”.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário