Hoje, o jornal
O Estado de São Paulo, o
Estadão On-line anunciou que “
Área na Bacia de Santos pode ter até 5 vezes o volume de Tupi”. Mais: “
segundo diretor-geral da ANP, campo conhecido como 'Pão de Açúcar' pode tornar-se o 3º maior do mundo. Haroldo Lima, afirmou nesta segunda-feira, 14, que a área chamada "Pão de Açúcar" localizada na Bacia de Santos, pode acumular até cinco vezes o volume de petróleo encontrado pela Petrobras em Tupi. Segundo ele, informações preliminares das empresas concessionárias que estão operando na área indicam que este volume poderia chegar até 33 bilhões de barris de óleo recuperáveis”.
"
Se isso for confirmado, será a maior descoberta já feita no mundo", disse o diretor em apresentação no IV Seminário de Petróleo e Gás no Brasil, promovido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). O campo "poderá se transformar no terceiro maior de produção de petróleo no mundo”.
Veja na imagem ao lado, a localização do campo de Tupi. Abaixo a imagem do gráfico do aumento da cotação das ações da Petrobras agora às 14 horas na Bovespa. Tudo isso só faz aumentar as pressões sobre as mudanças nos chamados “critérios técnicos” que determinam a atual distribuição dos royalties do petróleo no Brasil.

4 comentários:
Roberto,
Por favor ilumine minhas dúvidas:
Ao que parece, a conformação geológica do novo campos não favorece os municípios paulistas pelos "critérios técnicos" atuais...
Esses critérios, como todos os os outros, são escolhas, ou seja, são arbitrados conforme interesses, não..?
Desta feita parece certo e líquido que teremos mudanças, só ainda não sabemos quais serão, e quanto nos atingirão...é isso, ou temos alguma esperança...?
Caro Xacal,
Esta é a grande questão.Só agora os paulistas estão vendo que pelos critérios da projeção das chamadas linhas paralelas e ortogonais nas linhas dos limites dos estados, o nosso Rio de Janeiro abre "boca" e SP fecha.
Sem o mapa que não tenho agora, tentarei postas mais tarde é mais difícil explicar. Considere a estensão das linhas do mapa do estado sobre o litoral e veja o que o que fica ali dentro. Este é o direito dos municípos e dos estados.
A situação dos municípios do estado de SP é mais ou menos o que ocorre com SFI que tem o maior litoral da região e só recebe royalties como município limítrofe.
Certamente é isso que os paulistas vão querer dinamitar ao ouvir o presidente do IBGE que foi quem criou a idéia deste critério depois bancado por quem tem poder no Congresso Nacional.
Deu para visualizar o problemano mapa ao lado?
Abs,
Deu...e meu amigo, acho que a sentença já foi promulgada antes do julgamento...
Onde está o cabralzinho amigo de fé, irmão-camarada de Lula para nos "salvar" agora...?
Sem uma grande articulação política que nos represente, adeus din-din, ou pelo menos boa parte dele...
Campos está espremida entre os interesses de SP em mudar os critérios, e a necessidade do RJ em renegociar tais critérios para abocanhar os 3% de tributos na origem que SP tem na manga para trocar...
mal, vai mal...
Olá professor!
Professor, talvez seja por isso que a Petrobrás vai publicar amanhã, ou ainda esta semana, edital para um super concurso para diferentes áreas em todo o território nacional. Leia mais detalhes, no blog: www.aurenionascimento@blogspot.com
Forte abraço!
Postar um comentário