65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
sábado, maio 24, 2008
Emancipação social e controle
Dois artigos de opinião na edição de ontem, do jornal O Globo tocaram em questões importantes relativas ao exercício de funções públicas. No primeiro, o ministro Patrus Ananias fala do que é básico, para se começar a pensar em emancipação social, o objetivo de todo e qualquer programa ou projeto, de política pública para a área social. Leia aqui.
No segundo, o presidente do TCE-RJ, José Nolasco, fala de um projeto de lei complementar que visa fechar as brechas, para impedir que políticos com contas rejeitadas continuem impunes e com direito de disputar eleições. Leia aqui.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Merece atenção a matéria de O Globo deste domingo sobre a pouca importância dada pelos municípios que recebem royalties, em relçao à sua receitas próprias. A matéria dá como certa a mudança na legislação do petróleo de 1997 e como este atual governo já foi para o espaço, uma das missões do próximo é elaborar um planejamento tributário que recupere receita perdida, sem sangrar o bolso do contribuinte campista. Aliás é interessante constatar o volume de recursos em dívida ativa que o poder público tem dificuldades de cobrar.
Postar um comentário