65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
domingo, maio 25, 2008
Royalties em discussão
O tema é mais uma vez motivo de reportagens. O Monitor Campista (aqui) em reportagem do João Ventura expõe a posição do governador Cabral sobre a mudança nos atuais critérios de repartição. Já o jornal O Globo dá destaque aqui à baixa capacidade de arrecadação própria dos municípios produtores.
O aumento do valor do petróleo no mercado internacional é mais um dos fatores que hoje contribuem para a aumentar a pressão pela mudança nas regras. O outro já conhecido aqui na terrinha é o seu mau uso. A criação de mecanismos de controle social para este uso pode ser uma boa resposta aos questionadores. Enquanto isso parecem que nossos gestores continuam deitados em berço esplêndido aguardando a facada.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário