65 anos, professor titular "sênior" do IFF (ex-CEFET-Campos, RJ) e engenheiro. Pesquisador atuante nos temas: Capitalismo de Plataformas; Espaço-Economia e Financeirização no Capitalismo Contemporâneo; Circuito Econômico Petróleo-Porto; Geopolítica da Energia. Membro da Rede Latinoamericana de Investigadores em Espaço-Economia: Geografia Econômica e Economia Política (ReLAEE). Espaço para apresentar e debater questões e opiniões sobre política e economia. Blog criado em 10 agosto de 2004.
quarta-feira, maio 21, 2008
Viva!? O barril de petróleo passa de US$ 130/barril
O valor no mercado internacional não pára de crescer. Já, há bastante tempo, existe gente garantindo, que até o final do ano, o petróleo poderá chegar da faixa dos US$ 200 o barril.
Antes chorávamos com isso, hoje, com o país auto-suficiente e por aqui, com produção e novas jazidas sendo descobertas, o novo choque do petróleo, por incrível que possa parecer, traz sorrisos e até esperanças.
Mais petróleo, melhores preços para quem produz e consequentemente mais royalties! Mais uma vez deseja-se o bom uso destes generosos recursos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
3 comentários:
Oba! Mais royalties para a Prefeitura!! Que alegria!!!!!
Ofertas que não atendem à demanda, preços em alta, inflação, encarecimento do processo produtivo que penaliza, sempre, os mais necessitados.
Isso sem mencionar o aumento nos royalties e, logo, o aumento da riqueza da elite política da planície.
Definitivamente, não há nada que comemorar.
De acordo com o Washington Post não há pressões de demanda para alta dos preços do barril...
Há um movimento especulativo, associado a uma migração dos fundos que buscam a solidez dessa comodditie...reflexos da crise subprime...!
Inegável impacto inflacionário, ainda contido pela supervalorização do real...
Postar um comentário