"O evento iniciou-se na Sede do CEFET Campos com um passeio ciclístico quando contou com a presença de cerca 40 participantes, simultaneamente um grupo de remadores da Associação Norte Noroeste Fluminense de Remo partiu do Cais da Lapa no rio Paraíba do Sul realizando uma limpeza simbólica daquele manancial. Por volta das 10 horas os dois grupos se encontraram na UPEA/CEFET Campos quando foi servido um café aos presentes e iniciadas as atividades culturais e técnicas".
"O Diretor da Unidade, Vicente de Paulo Santos de Oliveira, abriu o evento convidando o Professor Fábio Coelho da UENF, especialista em Agrobiologia, para ministrar palestra sobre o tema. Em seguida foram apresentadas as peça teatrais “O Lixo e o Mangue” e “Do lixo ao luxo”, Coral e quadrilha (organizada por escolas de Barcelos) e o show musical de Rochinha – “O Sanfoneiro Viajante” , além da oficina Piscicultura Sustentável, todos no período da manhã".
"No período vespertino, após o almoço que foi servido na Unidade, foram realizadas as oficinas Farmácia Viva, Produção de Mudas, Pequenos Animais, Reciclagem de Lixo, Mata Ciliar, Observação do Sol, Barca da Ciência e Manutenção de Bicicleta. O encerramento ocorreu por volta das 17 horas com sorteio de brindes, quando também foi servido um lanche aos participantes".
Interessante a iniciativa que deve prosseguir durante todo o ano com uma grade de eventos com cursos, palestras e integração entre produtores, pesquisadores de diversas instituições além do Cefet, como Uenf, Emater, UFF e alunos de diversos níveis, escolas e universidades. Mais importante ainda é identificar que esta formação pode ser a base para garantir apoio e pressões, para que se reduzam os impactos ambientais e sociais que devem acompanhar, a implantação dos empreendimentos industriais e logísticos previstos para a área do Açu e Barra do Furado. As oficinas de preparação de mudas de árvores, de observação do sol, de reciclagem, de piscicultura, plantas medicinais e outras passaram uma visão e uma prática de sustentabildade ambiental para alunos e comunidade que seria impossível de serem absorvidas em palestras teóricas e burocráticas.
PS.: Fotos e informações do prof. Vicente Paulo de Oliveira, diretor da UPEA-Cefet.
2 comentários:
A Educação Ambiental é um dos grandes caminhos para a resolução da urgente questão ambiental. Parabéns ao pessoal do CEFET, UENF, UFF, etc. pela excelente iniciativa!
interessante é que na sede se fez um corte indiscriminado nas arvores do estacionamento. uma barbarie.
enquanto isso, uma arvore morta permanece no patio central do instituto.
Postar um comentário